Prefeitura orienta banhistas sobre segurança em rios de Joinville; confira dicas
Defesa Civil da cidade tem realizado blitzes educativas para conscientizar a população
Defesa Civil da cidade tem realizado blitzes educativas para conscientizar a população
Nessa época de calor intenso, alguns rios na área rural de Joinville são muito frequentados por grupos de banhistas a procura de lazer e de aproveitar as águas frescas da natureza. Para orientar essa população sobre os cuidados em banhos de rios, a Defesa Civil de Joinville realizou mais uma blitz educativa do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce) em uma área perto da ponte do Rio Piraí, na Estrada Comprida.
Participaram da ação os agentes do Departamento de Trânsito (Detrans), da Escola Pública de Trânsito, Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Voluntários. As orientações do Projeto Piava são realizadas em 18 pontos da área rural de Joinville, no bairro Vila Nova e em Pirabeiraba.
“A Defesa Civil foca o trabalho nessas blitzes para chamar atenção sobre os riscos de afogamento e de acidentes que podem ocorrer nessas atividades. É preciso observar, por exemplo, as condições climáticas, a profundidade e a correnteza dos rios. Nessa época, é muito comum a chamada cabeça d’água. Nesses casos, o banhista deve sair imediatamente do rio”, alerta o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
A cabeça d’água ocorre quando a chuva forte causa o aumento repentino da correnteza e do volume da água. Na região de Joinville pode ocorrer em cachoeiras e em rios que recebem influência da chuva que cai na serra.
Outro ponto de atenção redobrada é com as crianças. “Para um verão com divertimento seguro e sem acidentes, é preciso não perder as crianças de vista e, sempre que possível, ter um colete salva vidas”, orienta o gerente.
As orientações também são sobre os cuidados que devem ser tomados quanto a preservação da natureza, como evitar fogueiras e não deixar lixo que pode ser levado pelas chuvas para os rios e causar poluição.
– Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios
– Escolher um lugar seguro
– Conhecer a profundidade do rio
– Observar a correnteza
– Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos
– Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas
– Evitar mergulhar – os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água
Além das blitzes educativas e ações de panfletagem, os agentes realizam rondas preventivas. As ações do Projeto Piava são realizadas até o final do verão.
O Projeto Piava começa a ser realizado nos meses de outubro e novembro quando os agentes da Defesa Civil visitam escolas para realizar palestras com crianças e adolescentes.
“Nos meses que antecedem o verão, nós realizamos palestras nas escolas. E, com o início de verão efetivamente, a gente realiza as blitzes educativas como panfletagem levando a conscientização até os banhistas”, diz Maiko.
O trabalho nas escolas tem dado resultado. “A gente percebe uma conscientização maior principalmente do público infantil. Com as palestras nas escolas sempre há um ganho na conscientização de quem frequenta esses locais de banho, avalia o gerente.
Durante a temporada de verão, as blitzs orientativas são realizadas nos finais de semana e também durante a semana. O Projeto Piava é realizado em Joinville desde 2004.
Leia também:
1. Homem finge estar dormindo para evitar abordagem, mas acaba preso com drogas e arma em Joinville
2. Prazo para pagamento com desconto de 10% no IPTU de Joinville termina nesta sexta-feira
3. Bairro pode ter falta de água em Joinville nesta quarta-feira
4. Jovem é morto e dois homens são baleados em lanchonete de Joinville
5. Confira a previsão do tempo em Joinville para esta semana
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: