Prefeitura promete realizar novo concurso público da Educação em Joinville
Aprovados em concurso anterior pediram convocação
No início desta semana, na segunda-feira, 26, o plenário da Câmara de Vereadores de Joinville estava cheio de pessoas. Naquela noite ocorreu uma reunião extraordinária da Comissão de Educação, onde representantes da prefeitura prometeram novos concursos públicos.
Mais de 180 pessoas acompanharam os apelos a representantes da Educação e Secretaria de gestão de Pessoas para a contratação de auxiliares de educador aprovados no mais recente concurso da pasta.
Entretanto, a Prefeitura de Joinville indicou que o caminho que será adotado é o da abertura de novos concursos. Um dos concursos futuros tem previsão de lançamento para o segundo semestre com ajustes finais que contemplariam as solicitações, conforme a secretária de Gestão de Pessoas, Cinthia Friedrich.
A previsão é de 800 vagas, embora Cinthia não tenha especificado quais vagas devem entrar. A secretaria reforçou que esse novo edital contará com cadastro de reserva, demanda dos aprovados no concurso passado.
Pessoas no plenário então teriam questionado o motivo do cadastro de reserva não estar previsto no concurso anterior. “Houve uma aposta da Secretaria de Educação num novo modelo de concurso para tentar buscar a maior qualidade”, a secretária de Gestão de Pessoas respondeu.
Já o gerente da Procuradoria-geral do Município, advogado Cezar Augusto Luiz de Oliveira, afirmou que, se o edital não trouxe a previsão de um cadastro de reserva, não é possível que ele passa a existir depois.
Presentes na reunião
No lugar do secretário da Educação, Diego Calegari, esteve presente a diretora-executiva da secretaria, Giani Magali de Oliveira. Ela afirmou que a pretensão do secretário e do prefeito Adriano Silva é a realização de concursos mais frequentes. O que abriria a possibilidade de novos concursos na educação em 2024.
Embora não fosse uma audiência pública, a presença expressiva de professores e pais de alunos autistas movimentou a reunião. Presidente da Comissão, o vereador Brandel Junior (Podemos) abriu a palavra para 15 pessoas do público se manifestarem e houve consenso sobre a necessidade de se contratar mais auxiliares de educador.
Entre os presentes estiveram os vereadores Alisson Julio (Novo), Ana Lucia Martins (PT), Diego Machado (PSDB), Érico Vinicius (Novo), Claudio Aragão (MDB) e Pastor Ascendino Batista (PSD).
*Com informações da CVJ.
Leia também:
1. Após dez meses no conserto, balsa volta a realizar travessias na Vila da Glória
2. Veja previsão do tempo em Joinville nesta sexta-feira e primeiro fim de semana de julho
3. Político de Joinville, Darci de Matos deve assumir vaga de deputado federal
4. Homem é preso suspeito de roubar casas no Iririú e Aventureiro, em Joinville
5. Degustação gratuita de vinhos e queijos acontece em Joinville nesta sexta-feira
Assista agora mesmo!
Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos: