X
X

Buscar

Prefeitura promove sétimo mutirão contra a dengue do ano, no Leste de Joinville

Mutirão acontece neste sábado

Neste sábado, 20, das 8h às 12h, a Prefeitura de Joinville realiza o sétimo mutirão contra a dengue, desta vez no Jardim Iririú, no Leste da cidade. Segundo a prefeitura, o objetivo da ação é estimular a população a verificar os quintais das residências e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.


O ponto de encontro das equipes é a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Dom Gregório, na rua Joaquim José Felipe.

Equipes de agentes de endemias e voluntários vão visitar residências, orientar moradores e, nos locais necessários, será feito tratamento com larvicida, retirados materiais como lixo e entulhos que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A população receberá, ainda, orientações sobre descarte correto de lixo e de materiais recicláveis.

Os agentes também poderão realizar tratamento em depósitos fixos, como caixas de passagem e piscinas que estão sem o tratamento adequado e aplicar fumacê em locais específicos, desde que a condição climática seja favorável.

Durante o mutirão, poderá ser realizada limpeza em locais para a retirada de lixo com auxílio de retroescavadeira e caminhão, com apoio da Unidade Regional de Obras Leste.

“É importante que a comunidade receba nossos agentes, que esteja atenta às instruções que irão repassar a respeito dos possíveis locais que podem ser criadouros do mosquito”, orienta o gerente de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde de Joinville, Anderson da Silva.

20 mortes por dengue

A Prefeitura de Joinville registrou o 20º óbito por dengue em 2024. A morte pela doença foi confirmada nesta terça-feira, 16. Segundo a prefeitura, a vítima é um homem, de 60 anos, que morava no bairro Aventureiro. O homem morreu no dia 22 de março em um hospital da rede pública. Ele tinha comorbidades.

Em 2024, Joinville já confirmou 12.335 casos de dengue. Os bairros com mais casos são: Aventureiro com 1.674 casos; Saguaçu com 763; Boa Vista com 707; Costa e Silva com 652; e Iririú com 611.

O Aventureiro também é o bairro com mais focos do mosquito Aedes aegypti, com 587 focos. O bairro é seguido por: Floresta com 314 focos; Boa Vista com 292; Paranaguamirim com 290; e Costa e Silva com 275.

10 minutos contra dengue

Além dos procedimentos, os mutirões têm o objetivo de promover a conscientização da população com o roteiro do “10 Minutos contra a Dengue”. “Esperamos que a população faça os 10 Minutos toda semana em suas casas e nos auxilie. Nós precisamos que a comunidade esteja junto conosco para combater o mosquito”, afirma Anderson.

O roteiro completo do “10 Minutos Contra a Dengue” está disponível no site joinville.sc.gov.br/dengue. Além das ações a serem realizadas, o documento em formato de tabela também traz espaços para que o morador anote as datas em que realizou as vistorias.

Outros mutirões

Em 2024, a Prefeitura de Joinville realizou seis mutirões nos bairros Saguaçu, Paranaguamirim, Aventureiro, Morro do Meio, Iririú e Boa Vista. As equipes visitaram e vistoriaram 3.994 residências e eliminaram 30,4 toneladas de depósitos.

O mutirão contra a dengue no Jardim Iririú terá a participação de equipes da Secretaria da Saúde de Joinville, Secretaria de Segurança e Proteção Civil, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal, Defesa Civil, 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselhos de Saúde e de Segurança, Grupo de Resgate em Montanhas e grupos de escoteiros.

Leia também:
1. Saiba qual é a empresa escolhida para construir a praça da Bailarina em Joinville
2. Veja onde encontrar combustíveis e gás de cozinha mais baratos em Joinville em abril
3. Aposta de Joinville ganha R$ 777 mil na Lotofácil 3080
4. Previsão para Joinville: veja como fica tempo nesta quarta-feira
5. VÍDEO – À espera de atendimento, idoso morre em cadeira de hospital em Itajaí


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: