Prefeitura tem prazo de cinco anos para garantir acessibilidade em terminais de ônibus em Joinville

Além dos terminais, as adequações deverão ser feitas em prédios e espaços públicos pertencentes a Seinfra

Prefeitura tem prazo de cinco anos para garantir acessibilidade em terminais de ônibus em Joinville

Além dos terminais, as adequações deverão ser feitas em prédios e espaços públicos pertencentes a Seinfra

Redação O Município Joinville

A Prefeitura de Joinville tem até cinco anos para fazer adequações para a acessibilidade a pessoas com deficiência em prédios e espaços pertencentes a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A decisão foi divulgada nesta semana pelo desembargador Luiz Fernando Boller da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A ação civil pública foi proposta pelo Ministério Público.

Segundo o desembargador, foram constatadas inadequações de acesso na sede administrativa da Seinfra, Unidades de Obras, Produção Industrial e Pavimentação, além da Estação da Cidadania e os terminais Central, Norte, Sul, Iririú e Guanabara. Todos os locais deverão passar por modificações.

Leia também: Prefeitura de Joinville envia à Câmara subvenção de R$ 7,5 milhões às empresas de ônibus

A decisão também inclui a disponibilização de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos, sob pena de interdição.

Em 1º grau, a administração teria que realizar as mudanças em um prazo de 12 meses. Segundo os autos, as irregularidades foram detectadas em 2016. Embora o município, em duas oportunidades, tenha garantido que tudo estava em conformidade com a legislação, inspeção realizada pelo Ministério Público – e corroborada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – constatou em 2018 a permanência das irregularidades.

“Em respeito ao princípio da separação dos poderes, nossa Corte entende que o prazo de cinco anos mostra-se plausível, visto que o Município (…) gozará de tempo hábil para implementar as obras”, registrou Boller em seu voto, seguido de forma unânime pelos demais integrantes do órgão julgador.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo