Prefeituras de Itapoá e Jaraguá do Sul recomendam uso de máscara caseira à população
Orientações são para quando for necessário sair para comprar gêneros de primeira necessidade
Orientações são para quando for necessário sair para comprar gêneros de primeira necessidade
As prefeituras de Itapoá e Jaraguá do Sul publicaram os decretos 4403/2020 e 13.745, respectivamente, que recomendam que toda a população da cidade use máscaras de proteção quando precisar interromper o isolamento domiciliar. As Secretarias Municipais de Saúde também orientaram a utilização de máscaras caseiras.
As recomendações são para quando for necessário sair para comprar gêneros de primeira necessidade a utilização de máscaras de proteção, confeccionadas em tecido, em conformidade com orientações do Ministério da Saúde.
Além disso, é estabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras aos trabalhadores do comércio em geral e servidores públicos, no período em que estiverem desempenhando as suas funções.
Leia também
O Art. 5º do Decreto da Prefeitura de Itapoá faz referência ao uso de máscaras cirúrgicas:
“As máscaras cirúrgicas, as do tipo n95, PFF1 e PFF2, contrariamente às demais máscaras de proteção, deverão ser utilizadas apenas por profissionais de saúde, por profissionais de apoio que prestarem assistência ao paciente suspeito ou confirmado de COVID-19 e por pacientes nas hipóteses recomendadas pelo Ministério da Saúde, sendo vedadas, nestes casos, a utilização de máscaras artesanais.”
No site oficial da Prefeitura de Jaraguá do Sul, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva Ananias, reitera que a utilização de máscaras caseiras é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Infectologia, que afirma que a máscara de tecido pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas.