X
X

Buscar

Presidente alonga período de isenção de impostos sobre os combustíveis

Presidente assinou várias medidas no primeiro dia de governo

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira a Medida Provisória que prorroga a desoneração dos impostos federais Pis/Cofins sobre os combustíveis. A MP foi assinada pelo novo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesse domingo, 1º.

No caso da gasolina e do álcool, a desoneração foi prorrogada por 60 dias. Portanto, não devem incidir esses tributos sobre esses combustíveis até o dia 28 de fevereiro. A MP ainda zera a Cide, outro tributo federal, sobre a gasolina também por 60 dias.

Já no caso do diesel, biodiesel, gás natural e o gás de cozinha, a desoneração do PIS e Cofins vai até o final deste ano, dia 31 de dezembro. A desoneração de impostos federais adotada pelo governo anterior acabava dia 31 de dezembro do ano passado.

Outras Medidas Provisorias

No primeiro dia de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a quatro Medidas Provisórias (MPs) e 52 decretos presidenciais, com os quais estabelece a estrutura da nova gestão federal e seus 37 ministérios.

O presidente Lula assinou decreto sobre armas para reestruturar a política de controle de armas de fogo no Brasil. Na área ambiental, foi restabelecido o Fundo Amazônia, paralisado no governo anterior, e que dispõe de R$ 3 bilhões para o combate ao desmatamento. Houve ainda a revogação de decreto que incentivava o garimpo na Amazônia.

Lula também retirou sete empresas públicas do programa de privatizações como: Petrobrás, Correios, e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), DATAPREV, SERPRO e CONAB.

Em despacho, o presidente Lula solicitou à CGU, a Controladoria Geral da União, a reavaliação, em 30 dias, dos sigilos impostos pelo último governo sobre informações da administração pública.

Outro decreto extinguiu a política para classes especiais para pessoas com deficiência, por considerar que medida segrega e impede a educação inclusiva. O presidente Lula ainda determinou que os ministros apresentem propostas para recriação do Pro-Catadores, política de apoio aos catadores de materiais recicláveis.

Leia também:
1. Suspeito de feminicídio se envolve em acidente na SC-418, em Campo Alegre
2. Defesa Civil emite alerta para risco de temporais em Joinville
3. Nova gestão do governo de SC empossa 23 nomes; saiba quem são
4. Padre de Joinville viaja para velório do Papa Emérito Bento XVI
5. Escola de samba de Joinville terá ensaios abertos ao público; veja quando

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização