X
X

Buscar

Presidente Lula muda discurso e volta atrás sobre fechamento de clubes de tiro

Realidade Lula mudou o discurso sobre os clubes de tiro; agora só os ilegais serão fechados. Este espaço, que é pacifista, reconhece sua importância, não só cultural, pelo menos em SC, mas também esportiva e de lazer, sem representar absolutamente nenhum risco à segurança pública coletiva. Nunca, em tempos recentes, se tem informação de que […]

Realidade
Lula mudou o discurso sobre os clubes de tiro; agora só os ilegais serão fechados. Este espaço, que é pacifista, reconhece sua importância, não só cultural, pelo menos em SC, mas também esportiva e de lazer, sem representar absolutamente nenhum risco à segurança pública coletiva. Nunca, em tempos recentes, se tem informação de que eles tenham cometido transgressões.

Bancada LGBT+
Vereadores e deputados federais e estaduais lançaram a bancada LGBT+. O grupo foi criado em encontro, no México, semana passada, de lideranças políticas que defendem diversidade sexual e de gênero nas Américas e no Caribe. Na primeira bancada brasileira LGBT+ está uma catarinense. É a combativa vereadora Carla Aires, do PT de Florianópolis.

Motociclistas mortos
Ontem, 27, Dia do Motociclista, a Arteris, de gestão de rodovias, informa ter registrado entre janeiro e dezembro de 2021, 127 mortes de motociclistas nos 3.200 quilômetros de rodovias que administra em SC, São Paulo, Minas, Rio e Paraná. Foram 22% a menos que 2021. Redução que atribui a seu trabalho de conscientização para a valorização da vida.

Sinceridade 1
Que sirva de exemplo o que o Legislativo de Laguna fez ontem, outorgando o título de cidadão honorário a uma única pessoa, o desembargador do TJ-SC Eduardo Gallo Junior. E não como alguns fazem, como o de Florianópolis, que no aniversário da cidade, em março passado, distribui tais honrarias às caçambadas. Tem sido tantas, todos os anos, que não raro homenageados nem se dignaram a ir recebe-las.

Sinceridade 2
A propósito, no mesmo ato ontem em Laguna foi prestada uma merecida homenagem ao cantor e compositor catarinense, nascido no vizinho município de Imarui, Pedro Raimundo, falecido em 1973 e notabilizado pela memorável canção “Adeus Mariana”.

Bicentenário
O cônsul-geral da Alemanha para SC e Rio Grande do Sul, Milan Andreas Simandi, e o governador Jorginho Mello, tiveram a primeira conversa, nesta semana, sobre como melhor festejar, em 2024, os 200 anos da imigração alemã para o Brasil e em SC, especialmente. A Fundação Catarinense de Cultura terá papel importante na organização da festança.

Produtividade
Apenas nos primeiros sete meses deste ano foram presas, em SC, pela Policia Civil, 2.969 pessoas, 14 a mais que todo o ano de 2022. O governo estadual diz que é resultado direto de investigações consistentes.

Polêmica
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC se bate com a Prefeitura de Florianópolis. Quer que seja preservado o pavimento – embora de aparência horrível, desgastado e desfigurado – no centro histórico da Capital. O prefeito Topázio Neto quer sua troca, mas admite até preservar alguns paralelepípedos. Assim, só para citar um exemplo, era o entorno do Coliseu, de Roma, que foi asfaltado para reduzir a trepidação do intenso trânsito circundante. São decisões onde o bom senso deve prevalecer.

Bola nas costas
Sobre a contestada indicação do ideólogo Márcio Pochmann para a presidência do IBGE, ouviu-se aqui e acolá que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, sua superiora hierárquica, ignorada na escolha, levou uma “bola nas costas”, que é o mesmo que ser traído ou ser surpreendido por uma atitude vinda de alguém que merecia confiança. Esse alguém, no caso, atende pelo nome de Luiz Inácio Lula da Silva.