X
X

Buscar

Previdência social irá fiscalizar 800 mil benefícios do governo federal

A partir de agosto, a previdência social irá fiscalizar os 800 mil benefícios do governo federal. Segundo o ministro da previdência, Carlos Lupi, o governo fará um “pente-fino” nos benefícios temporários, como o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme Lupi, há uma previsão de que esse tipo de revisão aconteça a cada […]

A partir de agosto, a previdência social irá fiscalizar os 800 mil benefícios do governo federal. Segundo o ministro da previdência, Carlos Lupi, o governo fará um “pente-fino” nos benefícios temporários, como o auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme Lupi, há uma previsão de que esse tipo de revisão aconteça a cada dois anos. Porém, no caso dos benefícios temporários, o processo não era realizado desde 2019.

Previdência social

A meta é checar a validade dos benefícios que estão vigentes há mais tempo. O ministro explicou que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial porque alguns casos serão resolvidos somente com o cruzamento de dados cadastrais.

“É a maior operação de ‘pente-fino’ da história. Alerta para os beneficiários do INSS: estejam com suas documentações médicas atualizadas e também as informações atualizadas no INSS. Se ficarem com alguma dúvida, procurem um profissional da área”, explica o advogado previdenciário Rafael Pisoni em nota.

O objetivo do governo é abrir espaço no orçamento para os gastos livres dos ministérios, pressionados por conta do limite do arcabouço fiscal, a nova regra para as contas públicas, e também tentar cumprir a meta de zerar o rombo das contas do governo neste ano.

No dia 3 de julho, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que será necessário fazer um bloqueio de R$ 25,9 bilhões em gastos, por conta do arcabouço fiscal, que são as regras para as contas públicas.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:
1. Motociclista morre após bater em mureta que divide as pistas na BR-101, em Balneário Piçarras
2. Corredor de ônibus em frente ao Centreventos será desativado durante Festival de Dança de Joinville
3. Duas pessoas morrem em colisão frontal entre carro e carreta na BR-101 em Joinville
4. Morador de Joinville ganha prêmio de R$ 500 mil da Trimania Norte
5. Bombeiros atualizam informações sobre buscas por pescadores desaparecidos no Litoral Norte


Assista agora mesmo!

Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: