Primavera terá dias consecutivos sem chuva; confira a previsão do tempo para a estação

Estação começa nesta terça-feira, 22, e vai até 21 de dezembro

Primavera terá dias consecutivos sem chuva; confira a previsão do tempo para a estação

Estação começa nesta terça-feira, 22, e vai até 21 de dezembro

Redação O Município Joinville

De acordo com a previsão do tempo da Epagri/Ciram, neste ano, a primavera em Santa Catarina será marcada pelo aumento gradual da temperatura, que deverá ficar acima da média climatológica, e também por dias consecutivos sem chuva. A estação tem início nesta terça-feira, 22, e vai até 22 de dezembro.

Massas de ar frio de curta duração ainda poderão ser registradas durante a transição entre inverno e primavera. No decorrer da estação o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.

Chuva abaixo da média climatológica está esperada. Há possibilidade de dias consecutivos sem chuva, devido a configuração do fenômeno La Niña na primavera.

Porém, a primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania no estado, com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo.

Em setembro, o acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto Norte e Sul e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste.

Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registram a maior precipitação do trimestre, com chuvas de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm em média.

Em setembro e outubro ciclones extratropicais se deslocam pelo litoral Sul do Brasil, trazendo perigo para a navegação e pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo