Primeira mulher presidente da Acij é empossada nesta segunda-feira, em Joinville

Cerimônia aconteceu no Joinville Square Garden

Primeira mulher presidente da Acij é empossada nesta segunda-feira, em Joinville

Cerimônia aconteceu no Joinville Square Garden

Fernanda Silva

Nesta segunda-feira, 27, a empresária Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves foi empossada como presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Ela é a primeira mulher a assumir o cargo na história da entidade.

“Tenho dito que é uma honra e uma responsabilidade presidir a Acij. Afinal, nossos cerca de 1,7 mil associados respondem por 70% dos mais de 220 mil empregos no mercado de trabalho formal de Joinville – que é a terceira maior economia da região Sul do Brasil, com um PIB de FR$ 34,5 bilhões”, diz Maria Regina. A empresária também afirma que é uma alegria pessoal entrar para a história como a primeira mulher a presidir a entidade.

Brenda Pereira/O Município

O evento também encerra o mandato do então presidente Marco Antonio Corsini. A Acij afirma que a gestão foi marcada por relevantes serviços para os associados, a economia e a comunidade.

Corsini, que presidiu a entidade durante a pandemia, recebeu uma homenagem pelo trabalho realizado. Colegas da associação, representantes de entidades parceiras, autoridades e familiares enalteceram a gestão de Corsini.

Durante discurso de despedida, Corsini agradeceu todo o apoio que recebeu durante a gestão para colocar em prática ações como o programa Emprega+. “Não há programa mais digno social e relevante do que carteira de trabalho assinada”, pontua. “Vamos avançar muito nos próximos anos”, complementa.

Medalha Dona Francisca

As ações realizadas pela Acij também serão premiadas durante o evento. A entidade recebe do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin, a medalha do mérito Princesa Dona Francisca, a maior honraria concedida pelo município.

Criada por meio da lei 4.060, de 20 de dezembro de 1999, a Medalha Dona Francisca é destinada às pessoas ou empresas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado nas contribuições ao crescimento e fortalecimento da cidade de Joinville. A concessão da medalha é decidida por meio de um Conselho.

A história da Acij está diretamente ligada com o crescimento e a evolução de Joinville, afirma a Prefeitura de Joinville. A capacidade de apoio e a articulação sempre fizeram parte das ações desenvolvidas, desde quando eram planejadas em sua primeira sede, localizada na casa do empreendedor Hermann August Lepper.

Com o passar dos anos, a Acij passou a ser uma das mais importantes e respeitadas associações empresariais do Brasil. Durante o período mais crítico da pandemia, a entidade colaborou com a cidade para o enfrentamento da Covid-19.

Família empreendedora

Maria Regina conta que leva o empreendedorismo e o associativismo no DNA. O tataravô Hermann Lepper foi fundador e primeiro presidente da entidade, de 1911 a 1915. Seu pai, José Henrique Carneiro de Loyola, dirigiu a associação entre 1991 e 1993 e o marido Sérgio Rodrigues Alves, é atualmente presidente da Facisc – federação das associações empresariais de SC e liderou a Acij em 2005 e 2006.

“O empreendedorismo e o associativismo fazem parte da história da nossa família há 115 anos. As trocas de conhecimentos, de aprendizados e de inspirações entre as gerações com que convivi e convivo – em especial meu pai e meu marido – formam um repertório que será muito importante neste novo desafio”, comenta.

Maria Regina diz que outra fonte relevante de aprendizado, conhecimento e inspiração é a própria Acij. Isso porque a entidade é responsável por formar e desenvolver grandes talentos para a economia e para a comunidade. “Este é o grande diferencial que só o associativismo proporciona: a troca que podemos desfrutar a partir da experiência de ex-presidentes, das diferentes visões setoriais dos nucleados, das prioridades dos associados e da parceria com os colegas de diretoria.”

Sérgio discursou e ressaltou os trabalhos realizados por Margi, como é conhecida a empresária. “Ninguém melhor e com um DNA tão apropriado para assumir a presidência como você. Tenho certeza que você, com esse espírito comunitário, vai fazer uma excelente gestão”.

Experiência

Apesar de eleita presidente para esta próxima gestão, Maria Regina já participa da Acij há 15 anos. “Sempre trabalhando pelo desenvolvimento dos associados, pelo fortalecimento da economia e pelo bem-estar da comunidade”, diz.

Na atual gestão do presidente Marco Antonio Corsini, a empresárioa foi vice-presidente responsável pela Bandeira da Saúde e da Segurança Pública. Por meio da articulação da Acij, o setor produtivo contribuiu com o poder público para atenuar a crise sanitária causada pela Covid-19 com doações de respiradores, BIPAPs, testes rápidos e 110 leitos hospitalares – 27 em uma unidade de pronto-atendimento e 83 no Hospital São José. “Um legado comunitário da Acij para Joinville e região”, avalia Maria Reina.

“Na segurança, gostaria de destacar um programa que desenvolvemos em parceria com o Centro POP e o Senai para inclusão de moradores de rua no mercado de trabalho”, conta. Para a presidente, são muitos os desafios na saúde, na segurança e em outras áreas. Em sua gestão, pretende continuar o trabalho da entidade de diagnosticar estes desafios, de cobrar agilidade do poder público no encaminhamento de soluções, mas também de atuar de forma parceira e construtiva para as soluções.

Projetos

Em sua gestão, a empresária afirma querer focar em três frentes de trabalho: reforçar o papel dos núcleos empresariais; aprimorar o portfólio de serviços prestados para aumentar o valor agregado às empresas associadas; continuar trabalhando com base nas bandeiras econômicas e sociais, em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, inovação e meio ambiente, por exemplo.

“Não nos omitiremos do bom debate. Trabalharemos pelo bem da sociedade e pela defesa das bandeiras da infraestrutura, saúde, meio ambiente e educação”, disse a nova presidente durante discurso na cerimônia de posse.

Afirma que vai continuar fortalecendo o apoio ao programa Joinville Emprega+, que nasceu na gestão passada. Também destacou outras ações da entidade e renovou o compromisso com a entidade. “O empresariado e o associativismo estão na minha família há cinco gerações”, ressalta. “É uma história, conto com o apoio de todos”, complementa.

*Colaborou: Brenda Pereira

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo