Primeiro grupo especializado em metais graves do Sul do Brasil faz apresentação inédita em Joinville
Grupo se apresenta nesta terça-feira
Grupo se apresenta nesta terça-feira
Uma nova força sonora está prestes a conquistar o cenário musical de Santa Catarina. O Low Brass Musicarium, primeiro grupo especializado em metais graves do Sul do Brasil, faz sua estreia nesta terça-feira, 22, em Joinville. O evento gratuito, mas com inscrição prévia via Sympla, ocorre no Teatro Coree Ernesto Heinzelmann, na rua Gothard Kaesemodel, no bairro Anita Garibaldi, às 19h.
Formado por cinco talentosos instrumentistas, que integram a Orquestra Jovem, o Low Brass Musicarium apresenta uma formação que combina trombones e tuba, explorando as possibilidades expressivas dos metais graves com maestria e sensibilidade. Esta configuração, pouco comum no cenário musical brasileiro, permite ao grupo transitar por diversos estilos musicais com impressionante versatilidade.
“É um grupo que dá protagonismo para a seção que fica encarregada dos graves dentro do contexto orquestral. Grupo muito versátil que caminha com destreza por uma variedade imensa de estilos, desde música renascentista até samba”, destaca o professor do Musicarium e coordenador do grupo, David Santos, ressaltando a amplitude do repertório que o conjunto é capaz de interpretar.
A estreia do Low Brass Musicarium representa um importante passo no amadurecimento e expansão das iniciativas de atuação profissional do Musicarium. “Este lançamento reforça o compromisso da instituição com a inovação musical e a valorização de formações instrumentais menos convencionais, contribuindo para enriquecer o panorama cultural”, completa o diretor-presidente do Musicarium, Sergio Ogawa.
O termo “Low Brass” refere-se ao conjunto de instrumentos de metal que produzem sons graves em uma orquestra ou banda. Tradicionalmente, esta família inclui o trombone, a tuba, o eufônio e, em algumas formações, também o trombone baixo. Estes instrumentos são fundamentais para proporcionar a base harmônica e a profundidade sonora nas formações orquestrais, mas raramente recebem destaque como solistas ou em grupos específicos.
O Low Brass Musicarium vem justamente para mudar esta perspectiva, colocando estes instrumentos no centro das atenções e revelando sua surpreendente capacidade expressiva e técnica quando libertos do papel de coadjuvantes.
Leia também:
1. Homem morre após ser atingido por golpes de faca em Joinville
2. Saiba quando acontece o funeral do Papa Francisco
3. Dentro de residência, homem sofre tentativa de homicídio em Joinville
4. Conheça os autores da programação infantojuvenil da 21ª Feira do Livro de Joinville
5. Obras podem causar falta de água e alterações no trânsito em bairros de Joinville
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: