Procon de Joinville interdita loja de produtos químicos por aumento abusivo dos preços
Estabelecimento do bairro Costa e Silva ficará interditado por 15 dias
Uma loja de produtos químicos do bairro Costa e Silva, em Joinville, foi interditada pelo Procon por praticar aumento abusivo do preço do álcool em gel na manhã desta terça-feira, 17.
Com aumento de quase 300% no preço, o álcool em gel passou de R$ 7 nas semanas anteriores à presença do vírus para R$19,90, atualmente. A loja ficará interditada por 15 dias.
“Neste momento de necessidade do consumidor, qualquer aumento sem motivo é incomum. A empresa não pode aumentar sua margem de lucro por causa da maior procura”, explica Kleber Fernando Degracia, gerente do Procon de Joinville.
Com a grande procura pelos produtos de higiene, os comércios de Joinville já apresentam falta de máscaras descartáveis e álcool em gel. “Nós indicamos às empresas que façam a venda controlada, limitando a um produto por cliente”.
O que é aumento abusivo?
Degracia explica que aumentos referentes a repasses de fornecedores podem acontecer, como se tem percebido no álcool em gel. “O que pode acontecer é o repasse do próprio fornecedor. A empresa aumentar 20%, que é, por exemplo, o que corresponde ao aumento do fornecedor, pode acontecer, mas não de maneira abusiva”.
Um aumento abusivo se caracteriza por não ter motivo aparente, com aumento percentual alto ou até dobrando o preço.
Situações atípicas, com elevação de preços fora do comum, devem ser denunciadas ao Procon, pelo telefone 151, ou registradas na Ouvidoria da Prefeitura de Joinville, no telefone 156.