Produções de alunos da Casa da Cultura, em Joinville, são expostas para visitação
Obras podem ser visitadas gratuitamente
Obras podem ser visitadas gratuitamente
Produções de alunos da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, em Joinville, estão expostas para visitação do público durante o mês de outubro. A Mostra Didática reúne desenhos, pinturas, colagens, além de técnicas que agregam e misturam essas linguagens. Participam da iniciativa 47 estudantes sob a orientação de três professoras.
“A exposição dos trabalhos tem efeito didático porque sensibiliza os alunos a apreciação e fruição artística, além de mostrar à comunidade os nossos talentos, as obras produzidas em sala de aula”, evidencia o gerente da Casa da Cultura, Carlos Alberto Franzoi.
As obras estão divididas dentro do espaço de ensino. Em um dos corredores está a exposição Linha, Forma, Cor: Elementos (In)Visíveis, com trabalhos desenvolvidos no curso de pintura. Os temas das obras passam por paisagens com nascer e pôr do sol, natureza morta, cubismo e geometrização. O desafio proposto aos alunos era produzir pinturas inspiradas na arte abstrata.
Outra parte da Mostra é dedicada aos desenhos produzidos no curso Figura Humana, sob o título de Retratos e Estudos. Os trabalhos foram feitos a partir de referências artísticas e fotografias e usaram materiais como: lápis grafite, lápis de cor, giz pastel, colagem, carvão e nanquim. As imagens expostas retratam rostos completos de mulheres e homens ou detalhes, como bocas ou nariz, e ainda desenhos de estátuas que retratam figuras humanas. O espectador pode reparar no efeito luz e sombra que está bastante evidenciado nas composições.
O espaço recebe também a exposição Processos Criativos: Experimentações com os materiais criados pelos estudantes do curso de Arte Juvenil, voltada para pessoas entre 12 e 16 anos. Durante as aulas, os alunos foram instigados a produzirem trabalhos misturando desenho, pintura e colagens. As referências para a produção dos materiais foram de arte indígena até o grafite dos artistas Os Gêmeos.
A exposição Impressões: processos didáticos registra as experimentações dos estudantes de Gravura em sala de aula com materiais diversos como papel, papelão, transparência, caixa de leite, placa de alumínio, e placa de borracha.
As obras foram produzidas durante as aulas das professoras Juliana Rossi (Desenho e Pintura), Leandra Schmidt (Arte Juvenil) e Daniele Rieper (Arte Juvenil e Gravura), e podem ser visitadas gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Leia também:
– Segundo turno: confira quais são as propostas dos candidatos a governo de SC para Joinville
– “Deus me deu esse dom”: conheça cabeleireira de Joinville que corta cabelo de idosos voluntariamente
– Acidente entre ônibus e motocicleta deixa motociclista ferido na Beira Rio, em Joinville
– Veja como receber Imposto de Renda pago em pensão alimentícia
– Dos 10 candidatos mais ricos do Brasil, apenas dois foram eleitos no primeiro turno; catarinense está na lista
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização