Professor universitário de Joinville participa de livro lançado durante a COP30 em Belém
Obra coletiva sobre educação ambiental reúne reflexões apresentadas em congresso internacional
Obra coletiva sobre educação ambiental reúne reflexões apresentadas em congresso internacional
O professor Dr. Hendryo André, do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc, em Joinville, é um dos coautores do livro “Vamos Virar o Jogo: tecendo na Amazônia a Educação Ambiental pelo clima e pela vida!”, que está sendo lançado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém, no Pará , até 21 de novembro.
O evento reúne líderes mundiais, cientistas, organizações da sociedade civil e representantes de diversos países para discutir ações globais de enfrentamento às mudanças climáticas.
A obra é fruto das discussões e reflexões do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, ocorrido em Manaus (AM), entre 21 e 25 de julho de 2025, que reuniu lideranças políticas, acadêmicas e da sociedade civil de nove países lusófonos e da região da Galícia (Espanha).
O livro expressa o compromisso ético e político da educação ambiental com a regeneração da vida e com o enfrentamento das degradações socioambientais que ameaçam o planeta.
De acordo com o professor Hendryo, o projeto nasceu das trocas realizadas durante o congresso e ganhou forma após uma chamada pública de trabalhos. Ele participou como gestor de comunicação do evento, responsável pelo planejamento e execução das estratégias de divulgação.
“Assino um dos capítulos da obra sobre a experiência da assessoria de comunicação ao longo do processo. Acredito que a comunicação é uma poderosa ferramenta para a promoção da educação ambiental”, afirma.
Além do professor Hendryo, a publicação conta com a organização de Marcos Sorrentino , diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Maria Henriqueta Andrade Raymundo , integrante da coordenação da ANPPEA (Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental) e pesquisadora do MonitoraEA; Luiza Magalli Pinto Henriques, professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e Henrique dos Santos Pereira, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atual diretor do INPA.
O livro será lançado em diferentes espaços da programação da COP30. As ações fazem parte das contribuições da Educação Ambiental ao Balanço Ético Global, iniciativa proposta pelo Secretariado-Geral das Nações Unidas, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Presidência da República, que propõe uma escuta ativa e diversa entre povos originários, artistas, cientistas, mulheres, juventudes e formuladores de políticas públicas.
Com o lançamento do livro durante a COP30, o professor Hendryo reforça o papel do Ielusc na formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com a sustentabilidade, a comunicação pública e o desenvolvimento de soluções que unem ciência e cidadania.
14/11 (14h) – Educação Ambiental Climática na Cúpula dos Povos (UFPA)
17/11 (17h) – Stand do INPA – Auditório Museu Goeldi
18/11 (11h) – Stand da Dinamarca (Zona Azul)
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: