Professores reclamam de falta de climatização em escola estadual de Joinville

Docentes relatam condições precárias de trabalho devido ao calor

Professores reclamam de falta de climatização em escola estadual de Joinville

Docentes relatam condições precárias de trabalho devido ao calor

Lara Donnola

Devido à falta de ar-condicionado e ventiladores na Escola Estadual Dr. Tufi Dippe, em Joinville, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina (Sinte) realizaram um ato em frente à instituição de ensino nesta terça-feira, 25. Professores relatam péssimas condições de trabalho por conta do calor.

Segundo informações enviadas à reportagem do jornal O Município Joinville, os professores decidiram fazer uma paralisação para chamar atenção em relação ao problema.

“O Sinte encaminhou um ofício à gerência de educação, ao Conselho Tutelar e à Vigilância Sanitária informando as condições que as crianças e professores enfrentam em sala de aula devido ao calor extremo”, informa uma das integrantes do Sinte que participou do ato.

Segundo o Sinte, além da Escola Estadual Dr. Tufi Dippe, as escolas Germano Timm, Centro de Educação Profissional (Cedup), Professora Jandira d’Ávila, Professor João Martins Veras e João Colin também estão sem ares-condicionados e ventiladores.

O professor Osvaldo de França cita que das 14.156 escolas estaduais do estado, apenas 5.143 têm salas climatizadas, segundo uma pesquisa do Centro de Inovação para a Excelência em Políticas Públicas (Ciepp). “Nós cobramos a responsabilidade do governo para investir na estrutura das escolas. Vamos recorrer à Justiça para fazer essa denúncia ao Ministério Público”, afirma.

Ele explica que o principal problema seria a falta de infraestrutura elétrica da instituição. “Tem os equipamentos, porém, a rede não suporta”, informa. Osvaldo comenta que nesta quinta-feira, 27, deve haver outro ato, com integrantes do Sinte, em frente à escola Germano Timm.

Justificativa da Coordenadoria Regional de Educação

Em nota, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville informa que acompanha a situação na EEB Dr. Tufi Dippe e que o processo para reforma elétrica da unidade já está em andamento.

Confira a nota na íntegra

“A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville está acompanhando a situação na EEB Dr. Tufi Dippe e informa que o processo para reforma elétrica da unidade já está em andamento. Além disso, a escola recebeu novos ventiladores para atender as salas de aula na última semana. Para que a aprendizagem dos estudantes não seja prejudicada, as aulas seguem acontecendo normalmente.”

Leia também:
1. Barra protocola pedido de impugnação de jogo contra Caravaggio e pede paralisação do Catarinense 2025
2. STJ condena médico por estuprar paciente em posto de saúde em Joinville
3. Construtora amplia investimentos em Joinville e planeja expansão em SC
4. Festas Junina, do Colono e das Tradições: veja datas de eventos em Joinville em 2025
5. Polícia Civil recupera carga de R$ 300 mil após estelionato contra empresa de Joinville


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

a

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo