Professores reclamam de falta de climatização em escola estadual de Joinville
Docentes relatam condições precárias de trabalho devido ao calor
Docentes relatam condições precárias de trabalho devido ao calor
Devido à falta de ar-condicionado e ventiladores na Escola Estadual Dr. Tufi Dippe, em Joinville, integrantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina (Sinte) realizaram um ato em frente à instituição de ensino nesta terça-feira, 25. Professores relatam péssimas condições de trabalho por conta do calor.
Segundo informações enviadas à reportagem do jornal O Município Joinville, os professores decidiram fazer uma paralisação para chamar atenção em relação ao problema.
“O Sinte encaminhou um ofício à gerência de educação, ao Conselho Tutelar e à Vigilância Sanitária informando as condições que as crianças e professores enfrentam em sala de aula devido ao calor extremo”, informa uma das integrantes do Sinte que participou do ato.
Segundo o Sinte, além da Escola Estadual Dr. Tufi Dippe, as escolas Germano Timm, Centro de Educação Profissional (Cedup), Professora Jandira d’Ávila, Professor João Martins Veras e João Colin também estão sem ares-condicionados e ventiladores.
O professor Osvaldo de França cita que das 14.156 escolas estaduais do estado, apenas 5.143 têm salas climatizadas, segundo uma pesquisa do Centro de Inovação para a Excelência em Políticas Públicas (Ciepp). “Nós cobramos a responsabilidade do governo para investir na estrutura das escolas. Vamos recorrer à Justiça para fazer essa denúncia ao Ministério Público”, afirma.
Ele explica que o principal problema seria a falta de infraestrutura elétrica da instituição. “Tem os equipamentos, porém, a rede não suporta”, informa. Osvaldo comenta que nesta quinta-feira, 27, deve haver outro ato, com integrantes do Sinte, em frente à escola Germano Timm.
Em nota, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville informa que acompanha a situação na EEB Dr. Tufi Dippe e que o processo para reforma elétrica da unidade já está em andamento.
“A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Joinville está acompanhando a situação na EEB Dr. Tufi Dippe e informa que o processo para reforma elétrica da unidade já está em andamento. Além disso, a escola recebeu novos ventiladores para atender as salas de aula na última semana. Para que a aprendizagem dos estudantes não seja prejudicada, as aulas seguem acontecendo normalmente.”
Leia também:
1. Barra protocola pedido de impugnação de jogo contra Caravaggio e pede paralisação do Catarinense 2025
2. STJ condena médico por estuprar paciente em posto de saúde em Joinville
3. Construtora amplia investimentos em Joinville e planeja expansão em SC
4. Festas Junina, do Colono e das Tradições: veja datas de eventos em Joinville em 2025
5. Polícia Civil recupera carga de R$ 300 mil após estelionato contra empresa de Joinville
Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque: