Programa de educação municipal de Joinville vence prêmio nacional
Iniciativa foi destaque entre mais de 900 concorrentes
Iniciativa foi destaque entre mais de 900 concorrentes
O Educação que Transforma, que reúne um conjunto de ações da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville para garantir que todos os alunos aprendam na idade certa, venceu o prêmio Espírito Público na categoria Educação. Os projetos vencedores da premiação nacional foram divulgados em cerimônia realizada na noite da última quarta-feira, 24, no Rio de Janeiro.
A iniciativa joinvilense foi destaque entre as mais de 900 inscrições avaliadas pela sexta edição do prêmio, que é realizado pela parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org. Os finalistas haviam sido divulgados no início de junho.
O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, conta que é uma premiação concorrida, disputada por gestores públicos de todo o país.
“É um reconhecimento do trabalho de toda a Secretaria de Educação, equipes técnicas, diretores, professores, escolas e CEIs, além dos parceiros que nos ajudaram nessa jornada”, comenta.
A inscrição no prêmio foi realizada pelo secretário e pelos diretores executivos Cleberson de Lima Mendes e Giani Magali da Silva de Oliveira, que lideraram a implementação do compromisso em conjunto com toda a equipe da Secretaria de Educação.
O Compromisso Educação Que Transforma (EQT) é um conjunto de ações integradas que visa garantir que todos os alunos aprendam na idade certa.
Nascida de um diagnóstico extenso, realizado no primeiro semestre de 2021, a iniciativa é voltada para todos os 78 mil alunos da rede municipal de ensino, com foco especial nos mais vulneráveis.
Suas ações incluem combate à infrequência, engajamento familiar, monitoramento da aprendizagem, apoio aos alunos com dificuldades e fortalecimento pedagógico das escolas.
Os resultados foram notáveis, com reduções significativas na reprovação, abandono e distorção idade-série, permitindo que milhares de estudantes concluam os estudos na idade certa e com aprendizagem adequada.
Além disso, também promove representatividade, equidade e inclusão, priorizando recursos em comunidades vulneráveis e monitorando o desempenho dos alunos por indicadores socioeconômicos.
Leia também:
1. Havan anuncia previsão de inauguração de filial em Joinville e abre vagas de emprego
2. Operação interdita BR-280 na noite desta quinta-feira em São Francisco do Sul
3. Já na França, atleta joinvilense conta as horas para estrear nas Olimpíadas de Paris 2024
4. Joinville anuncia a contratação por emprétimo de goleiro do Cruzeiro
5. Porto Belo recebe festival de jazz neste sábado; veja as atrações
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: