Programa garante aleitamento materno para bebês em CEIs de Joinville

Hoje, 42 unidades participam da iniciativa da Secretaria de Educação

Programa garante aleitamento materno para bebês em CEIs de Joinville

Hoje, 42 unidades participam da iniciativa da Secretaria de Educação

Redação O Município Joinville

A Secretaria de Educação de Joinville, por meio do Serviço de Alimentação Escolar, desenvolve o programa Mama Nenê, com apoio da Secretaria de Saúde e Maternidade Darcy Vargas, desde 2008. Hoje, 42 Centros de Educação Infantil (CEI) participam da iniciativa.

Como funciona o programa:

Quando a mãe decide participar do programa, ela deve avisar a direção do CEI. A partir de então é realizada uma reunião entre a equipe envolvida no programa, inclusive com as nutricionistas, professoras de apoio pedagógico e também com as cozinheiras que atuam no lactário, espaço reservado para armazenar o leite. As mães recebem orientação, levam material informativo e preenchem um formulário de adesão ao programa.

As nutricionistas também falam sobre como as mães devem armazenar o leite em casa. “O leite vai direto para o congelador do lactário. Orientamos sobre o vidro e a quantidade ideal. Além disso, tem que ter a identificação com o nome da mãe, da criança e a data da ordenha”, explica a nutricionista da Secretaria da Educação, Sabrina dos Santos Lentz Müller.

O leite materno é descongelado em banho-maria para manter os nutrientes e dado para o bebê em pequenos copos e colheres. A mamadeira não é utilizada nos CEIs de Joinville. “Ela não é preconizada porque pode trazer problemas na dentição, entre outros”, afirma a nutricionista. Todas as cozinheiras também são orientadas sobre o processo, como devem avaliar os vidros de leite materno e as condições higiênico-sanitárias em que chegam.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Importância do leite materno

O leite materno, que contém cerca de 250 nutrientes, tem anticorpos e as crianças que recebem adoecem menos. Além disso, essa alimentação contribui para melhor desenvolvimento intelectual, mental e social da criança.

“O aleitamento materno é considerado a primeira vacina que estamos dando quando o bebê recebe o colostro que fortalecerá o sistema imunológico e posteriormente, com o leite de transição e o leite maduro”, reforça a médica pediatra Fátima Mucha. Para as mães também há benefícios. O aleitamento reduz o risco de câncer de mama e de útero, além de anemia e osteoporose.

Uma das ações implantadas durante o Agosto Dourado, é a divulgação do Programa Mama Nenê ainda durante o pré-natal, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, maternidade e hospitais particulares. O objetivo é preparar as mães para que elas não interrompam a amamentação antes de voltar à rotina. “Se a mãe sabe que existe essa possibilidade, ela pode se preparar melhor antes de voltar a trabalhar”, conclui Sabrina.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo