Prefeitura de Joinville/Divulgação
Programa garante aleitamento materno para bebês em CEIs de Joinville
Hoje, 42 unidades participam da iniciativa da Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação de Joinville, por meio do Serviço de Alimentação Escolar, desenvolve o programa Mama Nenê, com apoio da Secretaria de Saúde e Maternidade Darcy Vargas, desde 2008. Hoje, 42 Centros de Educação Infantil (CEI) participam da iniciativa.
Como funciona o programa:
Quando a mãe decide participar do programa, ela deve avisar a direção do CEI. A partir de então é realizada uma reunião entre a equipe envolvida no programa, inclusive com as nutricionistas, professoras de apoio pedagógico e também com as cozinheiras que atuam no lactário, espaço reservado para armazenar o leite. As mães recebem orientação, levam material informativo e preenchem um formulário de adesão ao programa.
As nutricionistas também falam sobre como as mães devem armazenar o leite em casa. “O leite vai direto para o congelador do lactário. Orientamos sobre o vidro e a quantidade ideal. Além disso, tem que ter a identificação com o nome da mãe, da criança e a data da ordenha”, explica a nutricionista da Secretaria da Educação, Sabrina dos Santos Lentz Müller.
O leite materno é descongelado em banho-maria para manter os nutrientes e dado para o bebê em pequenos copos e colheres. A mamadeira não é utilizada nos CEIs de Joinville. “Ela não é preconizada porque pode trazer problemas na dentição, entre outros”, afirma a nutricionista. Todas as cozinheiras também são orientadas sobre o processo, como devem avaliar os vidros de leite materno e as condições higiênico-sanitárias em que chegam.
Importância do leite materno
O leite materno, que contém cerca de 250 nutrientes, tem anticorpos e as crianças que recebem adoecem menos. Além disso, essa alimentação contribui para melhor desenvolvimento intelectual, mental e social da criança.
“O aleitamento materno é considerado a primeira vacina que estamos dando quando o bebê recebe o colostro que fortalecerá o sistema imunológico e posteriormente, com o leite de transição e o leite maduro”, reforça a médica pediatra Fátima Mucha. Para as mães também há benefícios. O aleitamento reduz o risco de câncer de mama e de útero, além de anemia e osteoporose.
Uma das ações implantadas durante o Agosto Dourado, é a divulgação do Programa Mama Nenê ainda durante o pré-natal, nas Unidades Básicas de Saúde da Família, maternidade e hospitais particulares. O objetivo é preparar as mães para que elas não interrompam a amamentação antes de voltar à rotina. “Se a mãe sabe que existe essa possibilidade, ela pode se preparar melhor antes de voltar a trabalhar”, conclui Sabrina.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube