+

Programa Mais Médicos abre vagas em Joinville; saiba como se candidatar

Anúncio ocorreu nesta semana

Programa Mais Médicos abre vagas em Joinville; saiba como se candidatar

Anúncio ocorreu nesta semana

Bernardo Gonçalves | Revisão

O programa Mais Médicos anunciou nesta semana a abertura de 156 novas vagas em 75 municípios de Santa Catarina. Em Joinville, são três oportunidades, sendo duas para equipe de saúde da família e uma para equipe de consultório na rua.

O governo federal incluiu vagas destinadas ao regime de cotas no processo de seleção, contemplando pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais como negros, quilombolas e indígenas.

Para os grupos étnico-raciais, serão ofertados 20% das vagas, priorizadas da seguinte forma:

Para municípios que têm 2 vagas: 50% (caso de Joinville para equipe de saúde da família)
Para municípios que têm entre 3 a 10 vagas: 20%
Para municípios que têm mais de 10 vagas: 20%

Será concedida bolsa-formação de R$ 14.058/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%.

Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção. O edital com todas as informações sobre o programa e como se candidatar pode ser acessado aqui.

“O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia apenas 12 mil médicos. Com este edital, retomamos nossa meta de alcançar 28 mil médicos”, celebrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Pela primeira vez, o edital segue a política de cotas aprovada em lei, uma prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, nossa visão de inclusão, e por isso estou muito feliz em fazer este anúncio”, acrescentou a ministra durante agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Salvador (BA), na última segunda-feira. 1º.

Em todo o país, mais de 3,1 mil novas vagas estão previstas para beneficiar 10,6 milhões de brasileiros. Com a publicação do novo edital para preenchimento das vagas, o Ministério da Saúde vai enviar médicos para regiões prioritárias e de vulnerabilidade social.

O primeiro atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.

Leia também:
1. Schulz, de Joinville, compra empresa do Rio Grande do Sul
2. Atleta joinvilense garante vaga para os Jogos de Paris e vai para terceira disputa de Olimpíadas
3. Nova unidade da Casa China será inaugurada em Joinville
4. Nova ponte Albertinho Bornschein, em Joinville, causa mudanças no trânsito
5. PF indicia Zé Trovão acusando deputado de atos antidemocráticos em 2021


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo