Programa público de tratamento de AVC de Joinville é campeão de duas categorias em premiação internacional de Saúde
Joinvasc ganha visibilidade e repercussão internacional entre especialistas
Joinvasc ganha visibilidade e repercussão internacional entre especialistas
O Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, foi o campeão do Value-Based Heath Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde deste ano. Além do prêmio principal, o Joinvasc também foi vencedor na categoria aberta à comunidade, ao obter mais de 55% dos votos recebidos na votação popular.
“É um orgulho para Joinville o reconhecimento ao nível mundial que o Joinvasc conquistou. Este prêmio certifica o empenho e a dedicação de todos os envolvidos no projeto”, declara o prefeito Adriano Silva.
A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, 19, transmitida de forma online diretamente de Amsterdã, na Holanda. O evento virtual foi acompanhado por integrantes do Joinvasc, que celebraram a dupla conquista.
“Para o nosso time, é o reconhecimento pelo esforço de muitas pessoas envolvidas no programa, ao longo dos anos de trabalho. O Joinvasc comprova ser possível fazer medicina de alta qualidade no sistema público de saúde, que é possível fazer melhor e obter bons resultados”, comemora o neurologista Alexandre Longo, coordenador do Joinvasc.
Para ele, dois importantes pontos do programa foram determinantes para a conquista do prêmio: o estudo epidemiológico, que permite à Rede de Saúde de Joinville conhecer a realidade do AVC no município, e a criação da Unidade de AVC no Hospital Municipal São José (HMSJ), onde é possível acompanhar efetivamente todo o processo do paciente, desde o seu atendimento inicial até os tratamentos de reabilitação.
O Joinvasc também conta com a parceria da Universidade da Região de Joinville (Univille), por meio do programa de pós-graduação em Saúde e Meio Ambiente, que colabora com os estudos de diversas variantes, como os custos associados e a variação da fibrilação, por exemplo. A coleta e a gestão dos dados que são realizadas por meio desta parceria são fundamentais para acompanhar a evolução do projeto.
Além do reconhecimento à equipe, ser eleito o melhor projeto mundial de Valor em Saúde, garante ao Joinvasc visibilidade e repercussão internacional entre especialistas nessa nova tendência da medicina que se baseia na entrega de resultados de excelência aos pacientes, ou seja, o Valor em Saúde.
“Estamos colocando Joinville em evidência em grandes gestores e formadores de opinião que são referências mundiais. O grande benefício do prêmio é tornar o nosso programa referência mundial sobre como fazer atendimento para AVC”, completa o coordenador.
O prêmio Value-Based Health Care (VBHC) Prize é organizado pelo Decision Institute, da Holanda. A condecoração é realizada anualmente e reconhece iniciativas inspiradoras, fundamentadas no valor em saúde e que conseguem entregar resultados de excelência aos pacientes. Entre os 12 finalistas que disputaram a edição deste ano, o Joinvasc foi o único representante da América Latina e o único direcionado ao tratamento de AVC.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: