X
X

Buscar

Programação de natal em Joinville tem musical dirigido por diretor da Broadway; confira novidades

Programação deste ano acontecerá de 20 de novembro até 6 de janeiro de 2023

Nesta sexta-feira, 14, a Prefeitura de Joinville e o Instituto Natal Joinville realizaram o lançamento do Natal de Joinville de 2022, em evento realizado na Mitra Diocesana. A principal novidade apresentada para a programação deste ano, que acontecerá de 20 de novembro até 6 de janeiro de 2023, é o musical inédito “Illuminare – O Musical de Natal”.

O espetáculo, que vai acontecer entre 7 a 17 de dezembro, no Centreventos Cau Hansen, será dirigido por André Gress, primeiro brasileiro a dirigir um espetáculo da Broadway, famoso teatro dos Estados Unidos pelas superproduções de musicais.

Conforme Gress, serão 30 atores (20 de Joinville e dez de fora), que irão cantar ao vivo e contar a história de Francisca, uma menina de 10 anos que não acredita mais no papai noel. Ao lado dos atrapalhados duendes xineque e Schimia, ela viaja através das Terras Encantadas das Geleiras, das Máquinas e das Guloseime das Flores para salvar o Papai Noel e recuperar as luzes de natal roubadas pela Escuridão.

André Gress (de máscara) é diretor e produtor artístico. Foto: André Gress/Divulgação

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, o musical terá todas as técnicas de Broadway, mas com foco na história da cidade. “Foi montado um roteiro adaptado para a cidade, pensado em Joinville, mas com o encantamento de Broadway”.

Ainda segundo ele, para que todos os públicos possam prestigiar as apresentações, 800 lugares serão disponibilizados para pessoas em vulnerabilidade social. O musical será realizado no Centreventos Cau Hansen e os ingressos serão vendidos antecipadamente.

“Acreditamos que o natal deste ano será reconhecido por todas as pessoas. Estamos nos preparando para realizar um natal com mais segurança ainda, que vai de questão de estrutura e também do ponto de vista de policiamento. Nosso trabalho é que o encantamento do natal, o brilho e o olhos das crianças seja o ponto alto de toda a programação”, projetou.

Além disso, o Natal de Joinville contará neste ano com uma pista de patinação no gelo, que ficará instalada no Ginásio Abel Schulz. A utilização da estrutura, que terá quase 200 metros quadrados, será gratuita para todos os joinvilenses.

Vila do Papai Noel em 2021. Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação
Natal de Joinville 2021. Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

A parte central da cidade também receberá uma grande área aberta com temática natalina. Além da famosa Vila do Papai Noel, este ano haverá também uma Vila da Neve, que terá atrações para crianças e adultos.

Para 2022, a prefeitura de Joinville também irá realizar carreatas natalinas, convidando entidades para decorar carros e bicicletas e saírem em desfile pela cidade. Cursos rápidos de comidas típicas e doces natalinos, decoração de mesas e artesanato também estão previstos.

Na parte gastronômica, a novidade será a utilização da Travessa Bachmann, localizada no centro e inaugurada recentemente, para ser a casa de alimentação do natal. No local estarão instalados food trucks, comércios que já estão próximos e um palco para apresentações culturais. Também poderá ser instalado um telão para as transmissões de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo.

Travessa Bachmann será um dos locais onde terá programação do natal de 2022 em Joinville. Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Assim como no ano passado, as praças e ruas centrais receberão o circuito de natal, onde serão instalados mais de um milhão de pontos iluminados e elementos decorativos. Ainda não há previsão para o início da instalação das decorações. Ao todo serão 13 locais que vão receber atrações.

Confira todos os locais e outras principais atrações para o Natal de Joinville de 2022:

Locais

Igreja da Paz, Prefeitura Municipal de Joinville, Praça Dario Salles, Ginásio Abel Schulz, Praça da Bandeira, Sociedade Harmonia Lyra, Praça Lauro Müller, Biblioteca Pública, Praça Nereu Ramos, Travessa Bachmann, Rua das Palmeiras, Museu Nacional da Imigração e Colonização e Catedral de Joinville.

Atrações

Iluminação: Além dos pontos já iluminados em 2021, o Museu de Imigração e Colonização será um dos novos locais para visitação. Também estarão espalhados pela cidade “instagramáveis”, para a realização de fotos.

Árvore áudio lumínica: Árvore com 20 metros de altura que fará uma homenagem à Capital Nacional da Dança e terá luzes “dançando” ao som de uma música especial.

Carrossel: Montado na Praça Nereu Ramos, o carrossel irá movimentar o centro de Joinville novamente. Um dos pedidos de mudança para este ano é a maior acessibilidade, o que segundo a prefeitura irá acontecer.

Rua do Papai Noel: Assim como em 2021, a rua do Papai Noel, localizada na rua Braço do Norte, no centro, será mantida e deve movimentar milhares de pessoas durante toda a programação.

Feira de Natal: Espaço para que artesões venderão produtos, com destaque para produtos natalinos. Neste ano o local será no térreo do Centreventos Cau Hansen.

Campanha Anjos do Natal: Solicita aos lojistas do centro de Joinville uma decoração natalina das lojas e respectivas vitrines, ampliação do horário de funcionamento e treinamento para colaboradores estarem aptos e disseminar informações sobre a programa ção do natal de Joinville.

Em contrapartida, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL) disponibilizará diversos benefícios para os comerciantes que participarem.

Sobre o Instituto Natal Joinville

Criado em 2022, o Instituto Natal Joinville, de acordo com a Prefeitura de Joinville, é formado por pessoas da sociedade civil que desejam manter vivo o encanto do Natal em Joinville. O objetivo da instituição é realizar ações que encantam o público participante dos eventos que promove, como o espetáculo musical.

Além disso, propõe um modelo de gestão ancorado na busca da sustentabilidade e independência financeira, criando atividades geradoras de recursos próprios e captação de patrocinadores.

O Instituto, entidade sem fins lucrativos, possui um conselho curador para propor e opinar sobre a programação natalina e um conselho consultivo com a participação de entidades empresariais da cidade e secretarias da Prefeitura de Joinville.