X
X

Buscar

Programação do 40º Festival de Dança de Joinville é divulgada; veja datas

Evento terá um dia a mais, novas atrações e tradicionais competições

O Instituto Festival de Dança de Joinville está com a programação para o 40º Festival de Dança de Joinville definida. A edição comemorativa, que celebrará as quatro décadas do evento, contará com 13 dias, um a mais do que no ano anterior.

As atrações vão ocorrer entre 17 e 29 de julho, com a Noite de Abertura marcada para 17 de julho, às 19h, e a Noite de Gala, para 23 de julho, às 19h, ambas no Centreventos Cau Hansen.

Novidades para a 40ª edição

A Dance Parade estreará na 40ª edição. A ação reforça a tradição do Festival de democratizar o acesso do público à dança. Em 22 de julho, às 15h, os dançarinos abrirão mão das rotinas de ensaios e de apresentações em palcos para apresentações em plena avenida Beira Rio, até à esquina da rua Max Colin.

O público presente terá a oportunidade de assistir gratuitamente às danças coreografadas ao longo do percurso, em uma grande festa, ao ar livre. Em caso de chuva, o desfile será adiado para 23 de julho, no mesmo horário.

A inscrição dos grupos é gratuita e a participação é aberta também para as companhias que não dançarem nos palcos do Festival. Os interessados podem cadastrar o grupo e os integrantes no sistema do Festival e se inscrever na área dos grupos.

No clima de celebração dos 40 anos, outra novidade que promete agregar ainda mais emoções ao festival de emoções é a possibilidade de firmar compromissos amorosos durante o evento, como um Casamento.

Os casais poderão aproveitar o clima do evento para pedir a pessoa amada em namoro, noivado e fazer votos ou renová-los em uma cerimônia simbólica. O Jardim da Dança, espaço externo do Saltare Centro de Dança inaugurado na 39ª edição, contará com altar e bolo cenográfico. Os apaixonados receberão certificados para registrar o momento.

O Festival da Sapatilha será o diferencial para quem passar pelo Expocentro Edmundo Doubrawa. Durante 12 tardes, de 18 a 29 de julho, o palco da Feira da Sapatilha concentrará apresentações de oito gêneros e competições entre si de solos, duos e conjuntos.

Haverá classificações diárias para os participantes que se destacarem e premiação para o melhor grupo, ao fim do evento. Outra novidade da 40ª edição será a realização de mais duas apresentações no Teatro Juarez Machado: no dia 19 de julho, às 17h, o público poderá conferir a Cia Jovem do Bolshoi e em 24 de julho, também às 17h, será a vez de um espetáculo musical.

Apresentações competitivas no Centreventos e Juarez Machado

O desejado palco do Centreventos receberá a Mostra Competitiva nas noites de 18 a 22 e de 24 a 27 de julho. Os jovens dançarinos que se destacarem retornarão para mostrar novamente seus trabalhos na Noite dos Campeões Júnior, em 28 de julho, às 19h, e na Noite dos Campeões Sênior, em 29 de julho, às 19h.

Os pequenos prodígios exibirão suas habilidades no Meia Ponta, no palco do Teatro Juarez Machado, nas tardes de 25 a 28 de julho, com reconhecimento aos destaques na Tarde dos Campeões, em 29 de julho, às 14h.

O Festival 40+, novidade que estreou com sucesso na programação do 39º Festival de Dança, será mantida para 2023. De 20 a 22 de julho, às 14h, o público terá a oportunidade de conferir as apresentações dos dançarinos acima dos 40 anos, no Juarez Machado.

Já a Seleção Final de Variações está agendada para ocorrer em 17 de julho, às 10 e às 14h, no Juarez Machado.

Sucessos mantidos

Há atrativos gratuitos e tradicionais do evento confirmados diariamente: o Visitando os Bastidores, que permite ao público leigo entender melhor as engrenagens por trás do Festival; a Feira da Sapatilha, que transforma o Edmundo Doubrawa em um grande ponto de encontro para compras, refeições e descontração com as atividades do Mais Dança; e os Palcos Abertos, que levam a dança a diversos pontos de Joinville e região.

As apresentações dos Palcos Abertos estão previstas para ocorrer nos seguintes locais: CEU Aventureiro, Feira da Sapatilha, Ginásio Abel Schulz, Joinville Garten Shopping, Museu de Arte de Joinville (MAJ), praça Nereu Ramos, Shopping Cidade das Flores e Shopping Mueller.

O Fan Mix alcançará novamente o público de Joinville para além do Centreventos e seus anexos. Haverá transmissões síncronas das apresentações realizadas no palco do Centreventos diariamente, das 18h30 às 22h.

As exibições serão realizadas no Jardim da Dança e nos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Adhemar Garcia, Comasa, Jardim Paraíso e Morro do Meio. Além de assistir aos espetáculos, o público presente terá a oportunidade de participar de atividades paralelas, com música, gastronomia e intervenções artísticas.

A Programação Didática deverá ser realizada de 18 a 22 e de 24 a 28 de julho. A Estímulo Mostra de Dança, atração que valoriza o trabalho dos grupos que se destacaram nas últimas cinco edições do Festival de Dança de Joinville, está agendada para a tarde de 18 de julho, no Teatro Juarez Machado.

Espaço garantido para danças urbanas e K-Pop

Uma boa notícia para os fãs de cultura urbana: o Reencontro das Ruas deve reunir novamente os b-boys e b-girls em 23 de julho, no ginásio da Escola de Educação Bássica Germano Timm. Quem tem mais afinidade com a cultura coreana também terá seu espaço garantido com mais uma edição K-Pop, previsto para ocorrer em 23 de julho, às 14h, na praça Nereu Ramos.

Serviço

  • O quê: 40º Festival de Dança de Joinville.
  • Onde: Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa e Teatro Juarez Machado, localizados na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.
  • Quando: 17 a 29 de julho de 2023.
  • Informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br/.

Leia também:
1. Corpo de mulher é encontrado em ponta de mangue, em Joinville
2. Trimania: morador de Joinville ganha sozinho prêmio de R$ 10 mil
3. FOTOS – Torcida lota Centreventos na estreia do Joinville Vôlei em casa
4. Mãe e bebê mantidos em cárcere privado são resgatados no Litoral Norte
5. Câmara emite nota de repúdio sobre agressões sofridas por vereadora de Joinville


– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização