X
X

Buscar

Projeto cria central para pessoas com deficiência auditiva e visual em Joinville

A medida busca ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva e surdocegas

A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou um projeto de autoria do vereador Brandel Junior (PL), que cria a Central de Intérpretes da Libras e Guias-Intérpretes para Surdocegos, vinculada à Secretaria de Saúde. O projeto, que prevê o fornecimento de informações exatas sobre serviços públicos municipais e atendimento para pessoas com deficiência auditiva e surdocegos, aguarda agora sanção do prefeito para entrar em vigor.

Conforme o projeto, a central terá a função de garantir atendimento diferenciado a pessoas com deficiência auditiva e surdocegas nos serviços públicos municipais. A proposta prevê atendimento presencial, mediante agendamento, e atendimento remoto por meio de videochamadas em Libras, além de apoio específico a mulheres com deficiência auditiva ou visual vítimas de violência doméstica, sem necessidade de agendamento.

Segundo o autor, a medida busca ampliar a acessibilidade e garantir que pessoas com deficiência auditiva e surdocegas tenham pleno acesso aos serviços públicos municipais.
O texto determina que a central conte com equipe mínima de intérpretes e guias-intérpretes, e autoriza a prefeitura a firmar parcerias e convênios para viabilizar a iniciativa. O projeto seguirá para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva (Novo).


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: