X
X

Buscar

Projeto de Joinville promove lives sobre racismo e inclusão em novembro

“Cruz e Sousa para Todos: Últimos Sonetos para Ver e Ouvir” será realizado no mês da consciência negra

O projeto inédito do ator e professor de teatro Robson Benta, de Joinville, “Cruz e Sousa para Todos: Últimos Sonetos para Ver e Ouvir”, está levando a obra do poeta catarinense Cruz e Sousa a pessoas surdas e cegas; e promovendo o debate sobre o combate ao preconceito racial e a defesa da democratização do acesso e dos direitos culturais das pessoas com deficiência. Em novembro, o projeto promove três lives para debater a transversalidade dos temas: acessibilidade, inclusão e racismo.

As lives serão realizadas nos três primeiros sábados de novembro, 6, 13 e 20 (Dia Nacional da Consciência Negra), com participação de convidados das mesorregiões Sul, Oeste e Vale do Itajaí, concluindo o ciclo de debates iniciado no primeiro semestre. Os encontros serão conduzidas por Benta, em parceria com a produtora cultural e jornalista Iraci Seefeldt, e a atriz e terapeuta ocupacional Nathielle Wougles.

Projeto

Lançado em maio deste ano, o projeto “Cruz e Sousa para Todos: Últimos Sonetos para Ver e Ouvir” apresenta a tradução de 48 poemas selecionados do escritor simbolista para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), em formato de videobook bilíngue (Português/Libras) e também em audiobook (Português).

“Quando conheci a história de vida e detalhes do contexto social e cultural onde Cruz e Sousa viveu e produziu sua obra, constatei a exclusão que ele sofreu em função do racismo. Eu, como artista e homem preto, trago neste projeto o debate da questão racial, para que ela seja pautada também nas discussões e movimentos pela inclusão da pessoa com deficiência” destaca Robson Benta, fundador do Programa de Formação Cultural Arte para Todos.

As duas obras, videobook e audiobook, estão disponíveis para acesso gratuito no YouTube, no canal “Robson Benta – Arte para Todos”, criado para promover o projeto, que está sendo realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Artes — edição 2020.

Arquivos disponíveis para bibliotecas e instituições de ensino

Professores e pesquisadores de instituições de ensino e também bibliotecas públicas, comunitárias ou ligadas a instituições e redes de educação, podem solicitar os arquivos do projeto (audiobook e o videobook) para utilização em práticas pedagógicas inclusivas e disponibilização para estudantes de diversas idades. Para solicitar o envio dos arquivos das obras, com registro na Câmara Brasileira do Livro, os interessados devem enviar e-mail para iraci.seefeldt@gmail.com.

Cronograma das Lives:

6 de novembro — 11h, com convidados da Mesorregião Sul;
13 de novembro — 15h, com convidados da Mesorregião Oeste;
20 de novembro — 19h, com convidados da Mesorregião do Vale do Itajaí;
Transmissão pelo YouTube, canal Robson Benta – Arte para Todos.

Leia mais em:
Hospital atualiza estado de saúde de motorista que caiu de viaduto em Joinville
Restaurantes do iFood em Joinville têm nomes alterados; entenda o que aconteceu
Homem morto por esposa em Araquari é identificado


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube