Projeto de lei em Joinville propõe programa para parcelamento de débitos com o município
Projeto será discutido nas comissões da Câmara de Vereadores
A prefeitura enviou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Ordinária 206/2023, que institui o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI 2023) nesta segunda-feira, 2.
O programa possibilita a regularização de débitos de contribuintes com a Secretaria Municipal da Fazenda, com redução de juros e multa incidentes sobre o valor principal dos débitos, corrigidos monetariamente. Se aprovado pelos vereadores, o PPI 2023 vai permitir o parcelamento da dívida em até 120 parcelas.
O projeto propõe a regularização de débitos de natureza tributária ou não, constituídos ou não, inscritos em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não, abrangendo débitos de pessoas físicas ou jurídicas, inclusive aquelas que se encontrarem em recuperação judicial, vencidos até 11 de outubro de 2023.
Modalidades
O PPI contempla 3 tipos de modalidades: a modalidade de liquidação geral; a modalidade de liquidação para pessoas físicas inscritas no cadastro único (CadÚnico) e a modalidade de liquidação para débitos de grandes devedores e críticos devedores.
Cada uma delas tem condições próprias de redução de juros e multa e formas de pagamento de acordo com a realidade econômica dos contribuintes.
“No projeto, para pagamento à vista, haverá 100% de desconto em juros e multas. Esse desconto vai reduzindo a medida do parcelamento com o objetivo de dar oportunidade para o cidadão e empreendedor joinvilense acertar suas contas com o município. Importante para que as empresas possam ter certidões negativas e consigam continuar fazendo seus negócios na cidade e para que o cidadão tenha seus impostos em dia com a Fazenda”, explica Fernando Bade, secretário da Fazenda de Joinville.
Benefícios
Outro benefício é que o programa consegue reduzir o volume de cobranças extrajudiciais e judiciais de créditos tributários e não tributários. “É importante porque as pessoas com as contas em dia tem crédito melhor, as empresas conseguem dar sequência nos negócios e o município consegue receber esses valores e aplicar em serviços para Joinville”, avalia o secretário.
Ao apresentar a proposta, a Prefeitura de Joinville entende que os impactos causados pela crise econômica ocorrida em anos anteriores, ainda refletem no orçamento de muitas famílias e empresas. Por isso, nesse momento de recuperação econômica, a possibilidade de negociação das dívidas com desconto de juros e multa pode ser uma alternativa para contribuintes que desejam regularizar a situação.
Leia também:
1. Confira os conselheiros tutelares eleitos em Joinville
2. Cepat divulga lista com 648 vagas de emprego em Joinville
3. Confira quais bairros podem ter falta de energia em Joinville nesta semana
4. Saiba quais são as principais ações de Ana Lucia na Câmara de Joinville
5. VÍDEO – Motorista morre após caminhão sair da pista e tombar na BR-280, em São Francisco do Sul
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: