Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei estipula proibição da celebração do Halloween nas escolas públicas de Santa Catarina

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto de lei estipula proibição da celebração do Halloween nas escolas públicas de Santa Catarina

Raul Sartori

Proibido proibir
O Legislativo estadual começa a discutir um projeto de lei que proíbe a celebração do Halloween (dia das bruxas) nas escolas públicas do Estado. Colonialismo cultural à parte, parece exagero. Se for uma ação complementar de aulas ou cursos de inglês, nada demais. No caso de proibição, que tal, também, banir Papai Noel entre nós?

Atentado evitado 1
Em comunicado emitido na manhã de ontem o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que o programa Operação Escola Segura evitou, segunda-feira, um atentado a uma escola de SC e que o suspeito de programar a ação criminosa tinha ligação com o último ataque de São Paulo, na escola estadual de Sapopemba. Acrescenta que a Operação Escola Segura, do Ministério da Justiça, agiu para evitar o possível ataque em SC, com uso de armas brancas.

Atentado evitado 2
Em Florianópolis, o eficiente Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu na mesma segunda-feira duas ordens de busca e apreensão nas residências de um adolescente e um adulto investigados por incentivarem e planejarem atos de violência, com participação ou ligação ativa a massacres, maus tratos a animais, autolesão e extorsão. As investigações seguem em sigilo.

Nada muda
Ao receber uma visita institucional de uma comitiva da OAB-SC, anteontem, o novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Altamiro de Oliveira, afirmou, explicitamente, que nada mudará na sua gestão em relação à do ex-presidente, desembargador João Henrique Blasi, cujo entendimento sempre foi total entre ambos. Registrou também que em 34 anos de magistratura nunca teve atropelos com advogados.

Histórico 1
No dia 16 e março do ano passado o desembargador Fernando Carioni fez um discurso de despedida como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de SC onde, como fez nesta semana, atacou duramente a Justiça Eleitoral e, diretamente, sem dar nomes, aos “supremos” que a comandam.

Histórico 2
Um trecho: “Precisamos repensar a Justiça Eleitoral. Precisamos definir a sua finalidade. Inclusive, à vista da diminuição de suas competências legais. Precisamos servir com responsabilidade e na estrita observância à constituição: a da República e tão somente. Juízes não são eleitos. Quando eles usurpam as funções das autoridades eleitas, estão na verdade fraudando a democracia representativa e o voto popular. Mas os juízes e tribunais ativistas não estão nem aí para o voto da maioria da população; aliás, eles gostam de ser contra majoritários, outro discurso enganador do ativismo judicial. O tribunal ativista não quer aplicar a lei e sim impor sua visão de mundo, suas convicções ideológicas sobre aborto, drogas e segurança pública, algemas e até sobre urnas eletrônicas. Se a lei não coincide com essas convicções, pior para a lei”.

Monumento nacional
Entrou em vigor a lei federal 14.718/23, que torna monumento nacional a Rota do Café, trajeto usado para o escoamento da produção cafeeira de Minas Gerais com destino ao Porto de Santos, em São Paulo. Que tal lei inspire a quem cabe tratar disso em SC para que também se torne monumento nacional, antes que acabe, o maravilhoso e ainda desconhecido corredor de taipas que remonta ao século 18 e que fica na localidade de Coxilha Rica, em Lages. São extensos muros de pedra construídos por escravizados, índios e peões para impedir a dispersão do gado conduzido de Viamão, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, em São Paulo. Estão se deteriorando.

Doideira
A imprensa carioca noticiou ontem que quem procurasse por voos partindo do Rio de Janeiro para São Paulo encontraria passagens mais caras do que para Nova York. E o que dizer de algumas empresas de transporte coletivo intermunicipal de SC cuja passagem de Florianópolis para Joinville é mais cara se for para Curitiba?

Enem ideológico
Cinco deputados federais de SC assinaram requerimento para convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Inep, Manuel Palácios, a explicarem-se, no Congresso, sobre as várias questões “ideológicas” na prova do Enem realizada domingo. Os catarinenses signatários são Gilson Marques (Novo), Rafael Pezenti (MDB), Daniela Reinehr, Júlia Zanatta e Zé Trovão, todo do PL.

Agenda da Água
No lançamento, ontem, pela Fiesc, da Agenda da Água 2023, foi dado um alerta quanto às 10 regiões hidrográficas catarinenses: se até 2027 nenhuma medida for tomada, 80% delas estarão insustentáveis em relação à qualidade da água e 70% podem alcançar níveis que vão de crítico a insustentável no que tange à quantidade do insumo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo