X
X

Buscar

Projeto de lei inclui dois novos auxílios sociais em Joinville

Proposta regula os Benefícios Eventuais

Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Joinville encaminhou à Câmara de Vereadores de Joinville um projeto de lei que dispõe sobre os Benefícios Eventuais no município. A proposta visa substituir a lei 6.816/2010, anulando seus critérios orientadores para o fornecimento desses benefícios.

Os Benefícios Eventuais são benefícios suplementares e temporários destinados às famílias em situações vulnerabilidade temporária e calamidade pública. Eles estão garantidos pelo artigo 22 da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e fazem parte das garantias do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Entre as principais mudanças propostas, está a inclusão do Auxílio Desacolhimento como novo benefício e a ampliação da oferta do Auxílio Alimentação em dinheiro. Além disso, o projeto estabelece critérios para a concessão dos benefícios. Os critérios consideram a renda per capita das famílias e a análise de uma equipe técnica de nível superior.

Joinville, até então, é regida pela lei 6.816/2010, que prevê benefícios como:

  • Auxílio Natalidade;
  • Auxílio Funeral;
  • Auxílio Alimentação;
  • Auxílio Transporte;
  • Auxílio Moradia (aluguel);
  • Auxílio Documentos (taxas).

No entanto, com as modificações propostas no novo projeto de lei, a prefeitura quer atender às orientações técnicas do governo federal sobre benefícios eventuais no Suas, bem como às demandas sociais atuais do município, marcadas pelo crescimento populacional e pela ampliação da desigualdade social e econômica.

O projeto de lei foi elaborado pela Secretaria de Assistência Social de Joinville, após a criação de um grupo de trabalho em 2020, que visou atualizar a legislação municipal com base nas orientações técnicas e nas alterações aprovadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. As propostas de alterações conceituais, beneficiários, procedimentos e valores dos benefícios foram embasadas em normativas federais e estaduais vigentes.

A proposta segue agora para análise e apreciação na Câmara de Vereadores, onde serão realizados os debates e votações necessários para sua aprovação.

Leia também:
1. Saiba quais ruas devem ficar sem energia em Joinville nesta semana
2. Dois carros colidem na rua Blumenau em Joinville
3. Hospital de Joinville atualiza estado de saúde de criança atropelada pelo carro do pai em Barra Velha
4. Investcorp realiza maior concretagem de fundação da história de Joinville
5. VÍDEO – Morador de Joinville sai para comprar pão e é “adotado” por gatinha; conheça história


Assista agora mesmo!

Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos: