Projeto de lei para criar região metropolitana de Joinville é aprovado na comissão de Finanças da Alesc
Texto ainda deve passar por mais duas comissões antes de seguir para votação
Texto ainda deve passar por mais duas comissões antes de seguir para votação
O projeto de lei complementar que cria a região metropolitana de Joinville foi aprovado por unanimidade pela comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira, 11.
O texto da deputada Paulinha (sem partido) foi aprovado em junho pela comissão de Constituição e Justiça e ainda deve passar pelas comissões de Assuntos Municipais e Transportes e Desenvolvimento Urbano antes de seguir para votação.
O relator do projeto na comissão, deputado estadual Silvio Drevreck (PP), comentou que é favorável ao projeto, citando que deve trazer benefícios por conta de políticas públicas do governo federal destinadas à regiões metropolitanas.
O deputado ainda fez uma ressalva quanto ao andamento do projeto. De acordo com ele, o estatuto prevê a realização de audiências públicas, o que não foi feito. A preocupação de Drevreck é que isso impacte a tramitação do texto, fazendo com que não seja reconhecido e impeça até mesmo o envio de recursos públicos. Por isso, pediu para que as demais comissões observem estes pontos.
O projeto foi protocolado na Alesc em fevereiro deste ano pela deputada Paulinha, após um pedido do vereador de Joinville Lucas Souza, ambos do PDT.
O texto propõe a criação das Regiões Metropolitanas de Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul (RMJS) e do Planalto Norte (RMPN).
As regiões metropolitanas de Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul (RMJS) e do Planalto Norte (RMPN) serão constituídas, respectivamente, pelos municípios de: Araquari e Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul e Guaramirim (RMJS), Canoinhas e Três Barras (RMPN).
De acordo com o texto, integram a área de expansão metropolitana da RMJ os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá e São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul.
Já na RMPN, os municípios de Bela vista do Toldo, Irineopólis, Itaiopólis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra
A área de expansão metropolitana da RMJS será integrada pelos municípios de Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: