Projeto de R$ 21 milhões vai transformar área ao redor do rio Itaum-Mirim, em Joinville
Passeio Público do Parque Guarani terá 47,3 mil m² e 2.084 metros lineares
Passeio Público do Parque Guarani terá 47,3 mil m² e 2.084 metros lineares
A Prefeitura de Joinville assinou na terça-feira, 25, a ordem de serviço para o início das obras do Passeio Público do Parque Guarani, na zona Sul. O investimento é de R$ 21,3 milhões. O ato ocorreu na Escola Municipal Doutor Sadalla Amin Ghanem, com participação de lideranças e moradores.
O Passeio Público terá 47,3 mil m² e 2.084 metros lineares, somando os dois lados do Rio Itaum-Mirim e as ruas pavimentadas ao redor. As vias Radialista Manoel de Borba Rosa e Evangelista Justino Espíndola serão totalmente reurbanizadas, incluindo drenagem, ciclovias, calçadas, paisagismo, iluminação e mobiliário urbano.
Também receberão pavimentação as ruas Paranoá, das Sequóias, além de trechos da Rudinei Vieira, Santo Amaro da Purificação, Laranjal e das Amoras. A Praça José Claudio de Oliveira ganhará novas calçadas. O prazo previsto para conclusão é de 12 meses.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, o espaço será estruturado como um parque linear, com miniquadras, área de calistenia, academia ao ar livre e espaços de convivência.
“O diferencial é trazer as pessoas para o espaço público e fazer com que se sintam parte dele”, destacou o secretário Marcel Virmond Vieira.
A obra será executada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Viva Cidade 2. A empresa responsável é o Consórcio Infrasul-Contrel, vencedor da licitação.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: