Projeto de reforma do Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, avança e licitação poder ser lançada ainda em 2024
Local é administrado pelo governo do estado, que iniciou cercamento da estrutura nesta segunda-feira
Local é administrado pelo governo do estado, que iniciou cercamento da estrutura nesta segunda-feira
O projeto de reforma do Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, teve um avanço considerável nos últimos meses e pode ter a licitação para a escolha da empresa que realizará as obras lançada ainda em 2024. A informação foi confirmada pelo presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), coronel Freibergue Rubem do Nascimento, nesta segunda-feira, 21.
Nascimento está em Joinville para ver a situação do ginásio, que começou a ser cercado nesta segunda-feira, 21. Em entrevista ao Jornal O Município Joinville, revelou que a intenção é manter a segurança do patrimonio que pertence ao governo do estado e também da população.
Afirmou ainda que o cercamento será alargado posteriormente quando as obras se iniciarem de fato.
Além de visitar o ginásio, o coronel tem uma reunião marcada com Prefeito Adriano Silva (Novo) no fim da tarde desta segunda para discutir sobre o assunto.
O projeto de reforma do ginásio Ivan Rodrigues andava a passos lentos há quase dois anos. A demora na reforma também faz com que o local siga sendo deteriorado pelo tempo.
Porém, agora, ainda conforme o presidente da Fesporte, o projeto, que estava em fase de elaboração por parte da empresa Rupp Engenharia e Arquitetura, já está sendo analisado pela Prefeitura de Joinville para, posteriormente, ser feito o processo de licitação.
“Esse projeto básico foi finalizado e encaminhado para a prefeitura, que fez a observação dela. Essa empresa contratada já fez as correções e ainda hoje vai devolver para a prefeitura. Ela (prefeitura) vai fazer as observações dela e vai encaminhar novamente para possíveis correções”, detalha.
“Esse é um processo normal, para deixar claro, porque é uma diretriz minha de entregar para a cidade de Joinville um ginásio de ‘ponta’. Para que ele possa abrigar competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Tivemos um estudo detalhado das normais e das exigências de confederações para que a gente possa dar para a cidade um ginásio da altura dela”, complementa.
O presidente da Fesporte relata que a empresa responsável pelo projeto ainda não passou o orçamento da obra, mas que assim ela fizer será feita uma análise para identificar se o valor está adequado ao mercado ou não.
“Em termos de recurso o governo do estado tem para disponibilizar (para a obra). O que estamos fazendo a curto prazo é o cercamento e o aceleramento da entrega desse projeto, reunindo todas as observações de quem quer que seja para ter o melhor para a cidade de Joinville”, finalizou.
O projeto completo da reforma do Ginásio Ivan Rodrigues ainda não foi divulgado, mas haverá mudanças na estrutura do local. Uma delas será a demolição por completo das arquibancadas. Elas deverão reconstruídas para atender novas normas.
Já outra mudança significativa deve ser referente ao alargamento da quadra para 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, que é dimensão oficial da Liga Nacional de Futsal (LNF) por exemplo, competição que o JEC Futsal disputa.
Também haverá uma mudança no trânsito da rua Max Colin, uma das mais importantes ruas da cidade. O ginásio fica entre ela a e a rua Timbó.
O novo projeto prevê cerca de 60 vagas para automóveis, 80 para motos e 30 para bicicletas. Porém, para isso ser feito, será necessário o redirecionamento do trânsito, sendo retirado o fluxo maior da rua Max Colin e direcionado para as ruas do Atleta e Presidente Café Filho, ruas que passam ao lado do ginásio.
A Fesporte informou que o redirecionamento do trânsito será feito quando a reforma iniciar de fato, mas que já está sendo encaminhado.
O Ginásio Ivan Rodrigues, que até 2021 foi administrado pelo Município de Joinville, passou a ser novamente de responsabilidade do governo do estado. O espaço já recebeu o Festival de Dança e as Ligas Nacionais, Jogos Abertos e competições estaduais principalmente nas modalidades de Futsal e Basquete.
Em junho de 2022, foi publicada uma portaria que transferiu a administração do Ginásio Ivan Rodrigues para a Fesporte.
Leia também:
1. “Até agora paguei para trabalhar”: dificuldade financeira e saída de Ney Franco marcam JEC após Copa SC
2. Identificadas vítimas do acidente na BR-376, entre PR e SC
3. Trimania Norte: apostadora de Joinville ganha sozinha prêmio principal avaliado em quase R$ 200 mil
4. MP-SC pede investigação da morte de bebê que teria apresentado sinais vitais no velório em SC
5. Muro do CT do JEC é pichado em protesto contra presidente e elenco
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: