Projeto de reforma do Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, é aprovado pela prefeitura
Com a aprovação, governo do estado poderá dar andamento em processo de licitação
Com a aprovação, governo do estado poderá dar andamento em processo de licitação
O projeto de reforma do Ginásio de Esportes Ivan Rodrigues foi aprovado pela Prefeitura de Joinville. O documento que formaliza a aprovação foi entregue nesta segunda-feira, 21, pelo prefeito Adriano Silva (Novo) ao presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), o coronel Freibergue Rubem do Nascimento.
Pertence ao Governo do Estado de Santa Catarina, o equipamento fica na rua Max Colin, no bairro América, e começou a ser cercado também nesta segunda-feira.
Além da reunião com o prefeito de Joinville, o coronel também visitou o ginásio e ver pessoalmente o início do cercamento.
O projeto apresentado pela Fesporte prevê intervenção em uma área de 4.423,15 metros quadrados (m²), contemplando quadra poliesportiva, arquibancadas, vestiários, sanitários, bilheteria e demais áreas de apoio.
O projeto completo não foi divulgado, mas haverá mudanças na estrutura do local. Uma delas será a demolição por completo das arquibancadas. Elas deverão reconstruídas para atender novas normas.
Já outra mudança significativa deve ser referente ao alargamento da quadra para 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, que é dimensão oficial da Liga Nacional de Futsal (LNF) por exemplo, competição que o JEC Futsal disputa.
Também haverá uma mudança no trânsito da rua Max Colin, uma das mais importantes ruas da cidade. O ginásio fica entre ela a e a rua Timbó.
O novo projeto prevê cerca de 60 vagas para automóveis, 80 para motos e 30 para bicicletas. Porém, para isso ser feito, será necessário o redirecionamento do trânsito, sendo retirado o fluxo maior da rua Max Colin e direcionado para as ruas do Atleta e Presidente Café Filho, ruas que passam ao lado do ginásio.
A primeira versão do projeto foi protocolada em junho de 2024 junto ao setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Joinville.
Desde então, segundo a prefeitura, o processo passou por avaliações por parte da equipe técnica, que apontou, em quatro oportunidades, as alterações necessárias para adequações necessárias à legislação vigente. Após a realização dos ajustes, o processo foi deferido nesta segunda.
“Esse é um processo normal, para deixar claro, porque é uma diretriz minha de entregar para a cidade de Joinville um ginásio de ‘ponta’. Para que ele possa abrigar competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Tivemos um estudo detalhado das normais e das exigências de confederações para que a gente possa dar para a cidade um ginásio da altura dela”, ressaltou o presidente da Fesporte em entrevista ao Jornal O Município Joinville nesta segunda.
Com a aprovação do projeto de reforma apresentado pela Fesporte, o governo de Santa Catarina poderá dar andamento na licitação para a contratação da empresa que fará a obra que, segundo o presidente da Fesporte, pode ser lançada ainda em 2024.
Ele relatou ainda que a empresa responsável pelo projeto ainda não passou o orçamento da obra, mas que assim ela fizer será feita uma análise para identificar se o valor está adequado ao mercado ou não.
O Ginásio Ivan Rodrigues foi construído na década de 70 e sediou competições de diversas modalidades esportivas, além de eventos importantes, como as primeiras edições do Festival de Dança. Após um período sob a gestão da prefeitura, o equipamento retornou para o governo do estado em 2017.
No ano de 2021, o prefeito Adriano Silva solicitou que o Ginásio fosse doado para que a prefeitura realizasse a reforma do espaço. O pedido recebeu resposta negativa da gestão estadual, que alegou intenção de dar andamento na reforma.
Desde então, dado o avançado estado de degradação do imóvel, a Defesa Civil passou a emitir frequentes alertas para a Fesporte sobre o risco de segurança da edificação.
Leia também:
1. “Até agora paguei para trabalhar”: dificuldade financeira e saída de Ney Franco marcam JEC após Copa SC
2. Com investimento de R$ 3 milhões, novo shopping em Joinville terá atacado, academia e cinema
3. Agência regional do Detran de Joinville tem atendimento suspenso nesta sexta-feira
4. Homem que matou mulher na frente da família em Joinville é condenado
5. Licitação do sistema de iluminação pública de Joinville tem redução de R$ 26 milhões; entenda o motivo
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: