Projeto de Zé Trovão prevê suspensão de dívidas de estados e municípios com a União
Projeto precisa passar por comissões antes de ser votada no plenário
Projeto precisa passar por comissões antes de ser votada no plenário
Um projeto de Lei de autoria do deputado Zé Trovão (PL-SC) prevê a suspensão de parcelas da dívida de estados e municípios contratadas junto à União. Além disso, o projeto prevê o repasse de recursos extras a esses entes federados correspondente ao que têm direito pelos respectivos Fundos de Participação.
De acordo com a proposta em análise na Câmara dos Deputados, as regras serão válidas para os exercícios financeiros de 2024 e 2025.
O texto estabelece que os entes federativos que forem beneficiados com a suspensão da dívida ficam obrigados, no exercício financeiro seguinte, a aplicar os recursos exclusivamente em ações e serviços de saúde, educação, segurança pública ou infraestrutura viária.
A proposta também exige que estados e municípios melhorem seus indicadores sociais de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura viária, em relação à média dos dois exercícios anteriores.
“Com essas medidas, serão fortalecidos os estados e os municípios em geral, mas, especialmente, aqueles que conseguirem trazer mais saúde, educação, segurança e infraestrutura às suas populações”, justificou o autor do projeto, deputado Zé Trovão (PL-SC).
O ente federativo que descumprir qualquer das obrigações de investimentos em políticas públicas será excluído do programa, caso o descumprimento ocorra no exercício de 2024, ou deverá ressarcir a União, se o descumprimento for no exercício de 2025.
A proposta será analisa pela Comissões de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para votação do Plenário.
Por Agência Câmara de Notícias
Leia também:
1. PM localiza cinco veículos com registro de furto em Joinville
2. VÍDEO – Incêndio atinge apartamento e deixa duas pessoas feridas em Joinville
3. Previsão do tempo em Joinville: veja como será o feriadão de 12 de outubro
4. Novo modelo da merenda escolar em Joinville é discutido na Câmara; veja principais pontos
5. Disputa de terra termina em tiroteio em Itapoá
Papo com quem entende: representante da Opa revela o mais novo sabor da cerveja: