Projeto doa livros sobre história da cidade para escolas de Joinville

Secretaria Municipal de Educação de Joinville já recebeu 18 mil livros

Projeto doa livros sobre história da cidade para escolas de Joinville

Secretaria Municipal de Educação de Joinville já recebeu 18 mil livros

Redação O Município Joinville

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o Instituto Carlos Hansen (ICRH), braço social do grupo Tigre, direcionou recursos para a doação de livros com temas como história da cidade, adoção, brincadeiras de infância e relações sociais.

Os professores da rede municipal de ensino de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, contam com mais um instrumento para trabalhar temas importantes como respeito às diferenças, adoção, linguagem brasileira dos sinais (Libras), história da cidade, brincadeiras antigas, cultura regional entre outros.

A coleção de livros “Nossa Gente, Nossa Cultura” faz parte do projeto “Evoluir Mais Leitura” do Instituto Evoluir, e possui obras literárias infantis produzidas especialmente para contemplar as crianças de Joinville e região.

“Ela foi pensada para atender temas que os professores precisavam abordar e não encontravam nos livros. Ouvimos professores e profissionais da Secretaria de Educação para saber quais as dores e as demandas, quais os sonhos e as expectativas, e transformamos em histórias. Nossa intenção é que a criança leia, se identifique, encontre ali sua cultura e sua identidade”, explica a presidente do Instituto Evoluir, Cristina Marques.

Detalhes

A Secretaria Municipal de Educação de Joinville já recebeu 18 mil livros, que serão entregues para as crianças das escolas municipais. Todos são bilíngues (português/ inglês) e um deles é trilíngue (português/ inglês/Libras). A Gerência de Educação Básica fará o encaminhamento das coleções para as unidades, com entrega prevista para ocorrer após o recesso escolar.

Além da coleção infantil, o Instituto Evoluir também firmou parceria com a Secretaria de Educação para produzir e distribuir mais 18 mil livros para adolescentes. As obras estão sendo produzidas por autores de Joinville e região, e abordarão temas como: medos, desafios, traumas e demais situações. O objetivo é abrir o diálogo sobre bem-estar e saúde mental na adolescência. O patrocínio é do ICRH, de Joinville, braço social do Grupo Tigre.

A cerimônia oficial aconteceu no dia 28 de junho nas dependências do ICRH, com a presença do secretário de Educação, Diego Calegari, da equipe da Secretaria de Educação de Joinville, da presidente do Instituto Evoluir, Cristina Marques, e do Executivo do ICRH, Júlio Cesar Franco.

“É muito importante participar de projetos como esse, que visam valorizar a literatura e a cultura regional, afinal o ICRH procura contribuir para a melhoria da educação, a partir de atividades ligadas à cultura. O “Evoluir Mais Leitura” envolve ainda conteúdos dedicados à saúde e ao bem-estar dos adolescentes, iniciativa muito válida no momento pós-pandemia”, afirma Júlio Cesar Franco, Executivo do ICRH.

Vitor Silva, autor dos livros “Papo de Peixe”, “A Jornada de Melo”, “Alfazoo”, “Palmeira Real” e “Do que você sabe brincar?” conta sobre a sua experiência no projeto. “Escrever para a coleção foi transformador, pois as obras tiveram inspiração na cidade de Joinville e em nossas crianças. Como autor, sinto-me valorizado. Amei ser desafiado a entregar poesia e encanto para essa geração de estudantes que representa o futuro de Santa Catarina. Agora, aguardo ansioso pelo momento em que minhas obras estejam nas mãos de professores e alunos, para promover a reflexão sobre importantes temas, bem como a descoberta e apreciação de nossa identidade cultural”, conta.

Cristiano e Raquel Sieves são os autores da obra “Os Macamigos na Escola”, que conta a história de dois macacos melhores amigos, um surdo e outro ouvinte. Para eles, participar do projeto trouxe uma imensa satisfação, porque conseguiram, por meio da literatura, introduzir a percepção de que “somos diferentes sim, porém nenhuma diferença nos impede de vivermos juntos, em cooperação. As crianças carregam dentro de si uma linguagem pura de acolhimento e é disso que trata a nossa história”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo