Projeto em Joinville propõe leitos separados para mães de natimortos; entenda

Proposta é do vereador Henrique Deckmann (MDB)

Projeto em Joinville propõe leitos separados para mães de natimortos; entenda

Proposta é do vereador Henrique Deckmann (MDB)

Bruno da Silva

Tramita na Câmara de Vereadores de Joinville projeto de lei de Henrique Deckmann (MDB), que autoriza hospitais públicos e privados de Joinville a oferecerem leito ou ala separada para as mães de natimortos ou com óbito fetal que estejam aguardando ato médico para retirada do feto.

O vereador justifica que o luto maternal a ser enfrentado pela mulher na maternidade ou hospital, além de traumático, é demasiadamente dolorido. “A mulher em situação de luto experimenta o cruel sentimento de não pertencimento ao ambiente do parto, em razão da morte do nascituro ou do feto”, destaca.

Ele destaca que, atualmente, no mesmo ambiente, são reunidas mulheres em trabalho de parto com mulheres que se encontram com seus bebês sem vida, aguardando o parto, e com mulheres que já passaram pelo parto para retirada do bebê falecido.

“A dor da mãe traumatizada pelo luto pode ser acolhida e minimizada nos hospitais e maternidades com medidas simples, como a proposta neste projeto de lei”, ressalta.

Henrique Deckmann, autor do projeto | Foto: CVJ/Divulgação

Ele ainda ressalta que, em determinadas situações, é necessário que a paciente — neste caso, a mãe de natimorto — tenha uma atenção especial no que tange à saúde física e psicológica.

“O projeto complementa o rol de políticas públicas voltadas a determinados grupos em situações de vulnerabilidade. Podemos afirmar que a mulher que perde o seu bebê antes ou logo após o nascimento, para além da dor profunda, enfrenta o despreparo das estruturas de saúde”, completa Deckmann.

O texto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça, de Finanças, Orçamento e Contas e de Saúde, Assistência e Previdência Social. A votação ainda está pendente.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo