X
X

Buscar

Projeto para criar prêmio de “Professor Destaque” tramita na Câmara de Joinville

Proposta do vereador Érico Vinicius visa valorização de projetos realizados por educadores

Com objetivo de incentivar e reconhecer os professores que mais se destacarem por trabalhos realizados no decorrer de cada ano, o projeto de resolução 5º/2023 propõe cria o Prêmio “Professor Destaque” em Joinville. A proposta é do vereador Érico Vinicius (Novo) e atualmente tramita na Câmara.

Segundo o parlamentar, a premiação visa conceder prêmios aos educadores pela contribuição dada para a melhoria na qualidade de educação na cidade, por meio de projetos pedagógicos bem-sucedidos, criativos e inovadores.

Segundo o parlamentar, a ideia do projeto surgiu a partir de algumas incomodações com a baixa qualidade de formação das pessoas que vivem no Brasil em relação a outros países e também pelo trabalho como presidente da escola do legislativo.

Com a escola, o vereador conta que realizou viagens para outras cidades e uma delas foi Rio Negrinho, onde o projeto já é realizado.

“O projeto pode ter duas finalidades. Uma é querer por questão política e homenagear o professor. Mas eu vejo ele com uma finalidade muito maior, analisando a qualidade educacional ruim do país, da possibilidade do poder legislativo de fazer algo efetivo para dar notoriedade a bons métodos que deem resultados”, explica.

“Pois muitas vezes a gente assiste de fora e daqui a pouco o Executivo não está conseguindo alcançar e dar a devida importância para um projeto que está acontecendo em escola x. E com esse projeto, eu dou a condição de dar continuidade a esse projeto e quem sabe dali, saia uma grande ideia para revolucionar a educação. As grandes ideias nasceram assim”, complementa.

Prêmios

A proposta de Érico segue os moldes do prêmio Jovem Autor, para alunos da rede pública e privada de Joinville, no qual é aberto um edital para inscrição de projetos.

Desta forma, as inscrições e entrega dos projetos deverão obedecer a critérios e datas estabelecidos no edital. Além disso, a proposta é que o processo de avaliação do concurso ocorra em etapas por meio de uma comissão julgadora.

Ao todo, seriam seis categorias em que professores, caso o projeto seja aprovado, poderão se inscrever:

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental I
  • Ensino Fundamental II
  • Ensino Médio
  • Educação Especial

De acordo com a proposta, os vencedores de cada categoria receberão medalhas em uma sessão de homenagem e ganharão os seguintes prêmios:

1º lugar: 1 notebook 14 polegadas
2º lugar: 1 tablet 8 polegadas
3º lugar: 1 Kindle

Érico informa que todos os prêmios são direcionados à educação e os valores para a compra de cada um deles sairia do orçamento da escola do legislativo. O investimento seria em torno de R$ 40 mil.

Atualmente o projeto protocolado pelo vereador será analisado nas comissões de finanças e educação. Porém, diz ter certo receio que a proposta não avance.

“Infelizmente, possa ter dificuldades por não aprovar projeto de um ou de outro (vereador). Mas o projeto não tem objetivo de conceder novas homenagens, mas de ter um cunho de divulgar novas metodologias que dão certo no ensino. A partir do momento que eu conseguir fazer com que meus colegas entendam isso, acho que não tem motivo para não passar”, finaliza.


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: