Projeto para eficiência energética beneficia famílias de baixa renda em Joinville
Iniciativa da Celesc beneficiará cerca de duas mil residências
Iniciativa da Celesc beneficiará cerca de duas mil residências
Nesta semana, moradores de Joinville, cadastrados como baixa renda na Celesc, começam a ser beneficiados pelo Projeto SC + Eficiente, uma iniciativa da Divisão de Eficiência Energética.
A ação, que começa na maior cidade de Santa Catarina e ao longo de dez meses será ampliada a outros municípios do estado, vai substituir lâmpadas comuns por lâmpadas LED, instalar trocadores de calor em chuveiros e novos padrões de entrada de energia.
A Celesc afirma que o projeto vai proporcionar condições de economia com energia a quem mais precisa e contribuir com o meio ambiente.
“Este projeto é muito importante para a Celesc, pois vai impactar na vida de cerca de 5,7 mil famílias catarinenses, com investimento estimado em R$ 17,1 milhões, começando por duas mil famílias de baixa renda no município de Joinville”, explica o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.
De acordo com Rodrigo José Hoffmann, gestor do Projeto SC + Eficiente, serão substituídas 11.400 lâmpadas por unidades LED, 2.500 geladeiras, instalados 5.700 trocadores de calor para chuveiros e 800 novos padrões de entrada de energia.
A expectativa é de que as ações resultem em uma economia de 3.217 MWh/ano e redução de 856 kW de demanda no horário de pico, contribuindo para a estabilidade do sistema elétrico e para a sustentabilidade ambiental.
“A Eficiência Energética é o principal vetor para uma transição energética justa e inclusiva no Brasil. Com o SC + Eficiente, levamos tecnologia, conforto e economia para as comunidades que mais precisam, promovendo também cidadania e qualidade de vida”, afirma o gerente regional da Celesc, Wagner Felipe Vogel.
Em Joinville, os primeiros bairros a serem contemplados são aqueles que já haviam recebido padrões de entrada em fases anteriores do projeto. Entre eles estão: Adhemar Garcia, Boehmerwaldt, Bucarein, Costa e Silva, Fátima, Floresta, Guanabara, Jardim Paraíso, Jarivatuba, Morro do Meio, Paranaguamirim, Pirabeiraba, Ulysses Guimarães, Vigorelli e Vila Nova.
A ação conta com apoio da ANEEL e do Governo do Estado de Santa Catarina. Já a operacionalização do projeto é realizada pela empresa 5EC Engenharia, responsável pelos atendimentos e agendamentos junto às famílias.
“Nosso trabalho é garantir que cada família receba a visita com segurança, informação clara e equipamentos que de fato farão diferença no dia a dia. Atuamos com responsabilidade social e foco em resultados”, explica Paulo Pereira, diretor da 5EC Engenharia.
As equipes que circulam pela cidade estão devidamente identificadas, com veículos cadastrados e uniformes, para garantir a segurança da comunidade. Além disso, os canais de atendimento estão disponíveis para dúvidas e agendamentos, preferencialmente via WhatsApp: (51) 99325-7938.
O SC + Eficiente também conta com o apoio do poder público local e órgãos de segurança para reforçar a presença institucional da Celesc nas comunidades e evitar golpes.
Mais informações e agendamentos podem ser realizados pelo site https://www.5ec.com.br/ag/CELESC/.
Leia também:
1. VÍDEO – Homem morre em ponto de ônibus em Joinville
2. Ciclista não morreu após ser atropelado por motorista em Joinville, confirma Polícia Civil
3. Projeto que prevê multa de até R$ 57 mil para pichações em Joinville avança na Câmara
4. Ciclista é atropelado por carro e morre na BR-101 em Joinville
5. Motorista é preso após atropelar e matar ciclista no bairro Boa Vista, em Joinville
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: