Projeto prevê a instalação de até 8 mil câmeras com reconhecimento facial e IA em Joinville

Sistema de videomonitoramento faz parte do programa Joinville Sempre Alerta

Projeto prevê a instalação de até 8 mil câmeras com reconhecimento facial e IA em Joinville

Sistema de videomonitoramento faz parte do programa Joinville Sempre Alerta

Redação O Município Joinville

A Prefeitura de Joinville lançou um edital para contratar empresa especializada na instalação de até 8 mil câmeras de videomonitoramento, equipadas com reconhecimento facial e inteligência artificial. O serviço, que integra o programa Joinville Sempre Alerta, inclui fornecimento de equipamentos, estrutura e mão de obra para operação e integração com outros sistemas da cidade. O valor estimado é de quase R$ 122 milhões.

Segundo o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, o período atual do edital é destinado para esclarecimento de dúvidas das empresas interessadas. O prazo final para cadastro de propostas e início da sessão pública é 16 de janeiro, às 8h30.

Até 8 mil câmeras em ruas e prédios públicos

O projeto prevê a instalação de até 8 mil câmeras, mas a primeira fase contemplará 3.650 equipamentos, sendo 3 mil nas ruas e 350 em prédios públicos, como escolas e unidades de saúde. Todas as câmeras terão inteligência artificial e reconhecimento facial, permitindo identificar pessoas e analisar características faciais automaticamente.

“Qualquer pessoa que entrar em uma unidade da Prefeitura será registrada por uma câmera de reconhecimento facial”, explicou Rigo.

Além disso, serão instaladas 200 câmeras LPR para leitura de placas de veículos, criando um cinturão digital nos pontos de entrada e saída da cidade, e 55 câmeras speed dome, que captam imagens em 360 graus e com zoom de longa distância. Toda a tecnologia estará à disposição das forças de segurança de Joinville.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Centro de Controle Operacional

A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública finaliza a construção do Centro de Controle Operacional (CCO), que gerenciará todas as câmeras e sistemas. “Joinville já é uma das cidades mais seguras do país, e com essa tecnologia vamos avançar ainda mais na proteção da população”, afirmou o secretário.

Referência em outras cidades

O projeto se inspirou em iniciativas de cidades como São Paulo, onde o sistema Smart Sampa contribui para oito a nove prisões por dia por meio de câmeras de reconhecimento facial. “Quando uma pessoa procurada pela Justiça passa por uma câmera, o sistema envia alerta imediato à Central”, explicou Rigo.

Hoje, Joinville já possui 2.068 câmeras, que ajudaram a resolver diversos crimes. O novo sistema com até 8 mil câmeras promete ampliar significativamente o monitoramento da cidade, beneficiando também secretarias de Educação, Saúde, Infraestrutura, Companhia Águas de Joinville e Defesa Civil, que poderão usar as imagens para monitoramento de áreas críticas, como pontos de alagamento.

Leia também:
1. VÍDEO – Jovem de 18 anos denuncia agressão dentro de ônibus em Joinville
2. Casal é preso com mais de 200 kg de maconha dentro de carro, em Joinville
3. Saiba como fica a previsão do tempo em Joinville nesta quarta-feira
4. Seca histórica: JEC inicia Catarinense buscando encerrar jejum de 24 anos sem título
5. Resultado preliminar do concurso da Companhia Águas de Joinville é divulgado


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo