Projeto que amplia limite de altura para prédios em alguns bairros de Joinville avança na Câmara
Texto é de autoria de Lucas Souza (Republicanos)
Texto é de autoria de Lucas Souza (Republicanos)
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na última semana o projeto de lei do vereador Lucas Souza (Republicanos) que altera o limite de altura para edificações em zonas estratégicas de Joinville. A proposta agora segue para análise na Comissão de Urbanismo.
Atualmente, em algumas regiões, a legislação limita os prédios a 15 metros, o que representa cerca de cinco pavimentos. Com a proposta, o novo limite passa para 21 metros, permitindo construções de até sete pavimentos, incluindo o térreo.
A alteração não é geral. Ela vale somente para áreas definidas pelo Plano Diretor como zonas de adensamento SA-03, que já possuem infraestrutura adequada, capacidade viária e potencial construtivo. Entre elas estão regiões dos bairros João Costa, Fátima, Itaum, Nova Brasília, Comasa e Parque Guarani.
De acordo com o vereador Lucas Souza, a medida traz benefícios estratégicos para a cidade, como valorização imobiliária em áreas estruturadas, melhor aproveitamento do solo urbano, reduzindo a pressão por expansão horizontal, mais oferta habitacional com menor impacto na infraestrutura e geração de emprego e renda no setor da construção civil.
“Joinville precisa crescer com planejamento. Essa proposta garante que a cidade aproveite áreas já preparadas para receber mais moradores, evitando ocupação desordenada e trazendo novas oportunidades de moradia e investimento”, explica Lucas Souza.
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: