Projeto quer revogar título de cidadã honorária de Joinville de Ideli Salvatti
Título de Ideli pode ser revogado após fala sobre células neonzaistas
Título de Ideli pode ser revogado após fala sobre células neonzaistas
O vereador Cleiton Profeta (PL) protocolou o projeto de decreto legislativo 6/2024, que revoga o título de cidadã honorária de Joinville para Ideli Salvatti, concedido em 2013. O projeto foi protocolado na última terça-feira, 26.
No texto do projeto, Profeta cita que no regimento interno da Câmara de Vereadores de Joinville trata que a concessão dos Títulos referidos será outorgada àqueles cuja conduta atenda aos princípios constitucionais e que venha dignificar o município de Joinville.
Segundo o parlamentar, uma fala de Ideli, durante um evento de entrega de homenagem ao padre Julio Lancelotti, “vai à contramão do que dispõe o regimento interno já que, em suas últimas manifestações, deixa claro seu posicionamento a respeito de todo o estado de Santa Catarina, de onde Joinville é a maior cidade”.
“Meu estado é Santa Catarina, mas a gente sofre muito lá contra aqueles que pregam o ódio, a violência e a discriminação. É o estado que tem o maior número de células neonazistas em funcionamento”, disse Ideli no vídeo que viralizou.
“Eles xingam Santa Catarina, mas é sempre o lugar que eles vêm tentar uma vida melhor. Quem xinga nossa cidade não merece ter um título desse”, disse Profeta durante sessão ordinária da Câmara na última semana.
Apesar de ter nascido em São Paulo, Ideli é ex-deputada estadual e senadora por Santa Catarina. Além disso, ela foi ministra no governo Dilma entre 2011 e 2015. Ela foi Ministra da Pesca e Aquicultura; Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais; e Ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos.
Leia também:
1. Homem morre após ser vítima de cabeçadas de touro que ia vacinar no Alto Vale
2. Confira endereços com falta de luz em Joinville na primeira semana de abril
3. BR-376, sentido Santa Catarina, será interditada temporariamente na próxima semana; veja em quais dias e trechos
4. Rodriguinho se apresenta em festa de casamento de jogador do JEC
5. Homem morto em estacionamento de PA em Balneário Barra do Sul é identificado
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: