Projeto social capacita detentas no presídio feminino de Joinville

Alunas receberão certificados do curso de design de sobrancelhas

Projeto social capacita detentas no presídio feminino de Joinville

Alunas receberão certificados do curso de design de sobrancelhas

Redação O Município Joinville

Um projeto social que acontece desde setembro no presídio feminino de Joinville capacita internas para se formar profissionalmente como designer de sobrancelhas. A iniciativa se chama Germinar e a entrega dos certificados do curso será nesta segunda-feira, 21.

O curso está sendo realizada com aproximadamente 20 detentas e tem 40 horas de capacitação. As aulas são ministradas pelo idealizador Alexandre Simas e outras duas profissionais da área de estética.

Ao finalizarem o treinamento, as alunas que estão próximas de passarem para o regime semiaberto, receberão kits com materiais para iniciarem os atendimentos.

“Cada uma dessas mulheres por inúmeras circunstâncias veio para o presídio. Ao quitarem a sua dívida com a sociedade em parte ou na totalidade, elas têm o direito da ressocialização. E eu como profissional do setor posso fazer a minha parte para ajudar a devolver um sentido para a vida delas”, destaca Simas.

Segundo Elaine Ribeiro Lampe, diretora do Presídio Feminino, dentro de um ano as detentas escolhidas para participarem do projeto devem progredir para cumprimento de pena no semiaberto.

“Elas terão o benefício de passar para um regime mais brando, onde trabalham fora durante o dia e retornam para dormir na unidade. Esta é uma oportunidade de retorno ao convívio social com integridade, sem precisarem voltar para o crime”, explica.

O juiz da 3ª Vara de Execução Penal, João Marcos Buch, forte defensor da ressocialização por meio dos estudos, da capacitação profissional e do trabalho, acredita que projetos como o Germinar são uma forma de minimizar os danos causados pelo sistema prisional.

“Projetos desta magnitude oportunizam à mulher presa o resgate de sua dignidade para que ao sair, ela tenha condições de se sustentar e de sustentar sua família longe da criminalidade”, garante.

Leia também:
1. 82ª Festa das Flores de Joinville: confira guia com programação do evento
2. Prefeitura de Joinville altera horário de funcionamento em dias de jogo do Brasil na Copa
3. Previsão do tempo em Joinville: veja como fica o clima nesta quinta-feira
4. VÍDEO – 82ª Festa das Flores recebe mais de 10 mil pessoas no primeiro dia em Joinville
5. Aberto cadastro para solicitação de vagas em CEIs de Joinville para crianças de até 3 anos

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo