Projetos de escolas municipais de Joinville são selecionados para Mostra Catarinense de Matemática

Mostra acontecerá em novembro

Projetos de escolas municipais de Joinville são selecionados para Mostra Catarinense de Matemática

Mostra acontecerá em novembro

Redação O Município Joinville

Quatro projetos da Rede Municipal de Joinville foram selecionados na 21ª Mostra Regional de Matemática, realizada nesta quarta-feira, 16, na Escola de Educação Básica Professora Juracy Maria Brosig, em Joinville. 

Esses projetos serão finalistas na 38ª Mostra Catarinense de Matemática, que será realizada em novembro, em Criciúma. O objetivo das mostras é despertar o interesse para a aprendizagem da matemática.

Os trabalhos foram divididos nas categorias: Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Educação de Jovens e Adultos.

Confira os projetos da rede municipal de Ensino de Joinville selecionados:

Educação Infantil

Matemassauro – CEI Professora Felícia Cardoso Vieira

Divulgação

Resumo: Durante os momentos de brincadeiras, as crianças do 2º Período C traziam curiosidades sobre os dinossauros. A partir do projeto “O lúdico na construção do processo de aprendizagem da matemática”, que estava sendo desenvolvido em sala, percebeu-se a necessidade de trazer os dinossauros para esses momentos, oportunizando novos conhecimentos sobre essas criaturas que habitaram nosso planeta e envolvendo a matemática durante as experiências realizadas.

Desse modo, deu início a um novo projeto “Matemassauro”, título este escolhido em assembleia com as crianças. Foram trabalhos vários conceitos matemáticos após uma visita no espaço externo do CEI chamado “Vale dos Dinossauros”, como gráficos, noções de grandezas e sistemas de capacidade e medidas.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Praticando a Educação Financeira – EM Professora Karin Barkemeyer

Divulgação

O trabalho realizado com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental surgiu da necessidade de colocar em prática o uso do sistema monetário, levando em consideração também que a Educação Financeira integra a BNCC como um tema a ser explorado concomitante aos demais componentes curriculares.

O manuseio de cédulas e moedas é muito importante para a criança, pois aos poucos ela vai aprendendo as primeiras noções matemáticas. Sendo assim, iniciamos o trabalho com o sistema monetário. Em um primeiro momento, assistimos vídeos que falavam sobre o assunto, conhecendo cada moeda e cédula. Foram apresentadas aos alunos imagens dos animais da fauna brasileira que estão representados nas cédulas.

Em seguida, nos deslocamos para a área externa na escola para aproveitar a iluminação natural e observar os elementos de autenticidade presentes nas cédulas de papel como a marca d’água, o quebra-cabeça, o fio de segurança e o número escondido. Esse momento foi muito divertido gerando muita surpresa e empolgação nos alunos quando olhavam a cédula em direção a luz, percebendo a presença dos elementos de autenticidade. Vimos também que nas moedas há homenagem à grandes nomes da história brasileira.

Conforme o assunto foi avançando, foi possível explorar a probabilidade com os alunos, utilizando estratégias com as moedas do sistema monetário dentro de uma caixa escura. Realizamos atividades em folha e foram feitos registros no caderno. Em sala os alunos tiveram acesso a jogos com a temática através da lousa digital utilizando a plataforma de jogos wordwall.net, onde os alunos mediavam as respostas e a professora realizava o registro. Foram disponibilizados links de jogos para as famílias poderem realizar os jogos em casa, com a finalidade de reforçar o conteúdo trabalhado em sala.

Utilizamos as cédulas anexas no livro didático na seção “Meu bloquinho” como material concreto. Os alunos montavam as quantidades conforme solicitado, utilizando cédulas e moedas, verificando as diversas possibilidades para montar um valor estipulado. Por fim, para reforçar o conhecimento adquirido, os alunos trouxeram brinquedos para a escola, onde a atividade proposta era alugar os brinquedos dos colegas da sala com tempo e valor previamente estipulado. Ao término do tempo, era necessário renovar o aluguel, caso quisessem continuar brincando com o mesmo brinquedo ou alugar outro.

Trabalhos Feira de Matemática

Matemática consciência: alfabetização financeira e sustentabilidade – EM Orestes Guimarães

Divulgação

O trabalho foi realizado com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental e buscou conscientizar sobre a importância do planejamento financeiro na busca de uma relação equilibrada com o dinheiro, o que levará a tomadas de decisões possivelmente mais acertadas sobre finanças e consumo.

Os estudantes foram instigados a experimentar o processo de negociação, refletindo sobre as maneiras de obter produtos, elaborando formas estratégicas para vender, comprar e trocar. Para isso, criou-se uma moeda fictícia que foi totalmente produzida pelos estudantes participantes do projeto, desde a escolha do nome e layout até os símbolos representativos.

Para a execução do projeto foram trabalhadas habilidades do componente curricular de Matemática, onde conceitos como moeda, cédula, dinheiro, desconto, troco, lucro e prejuízo foram compreendidos na prática, enquanto atividades de soma, subtração, multiplicação e divisão eram realizadas de maneira aparentemente secundária, tornando a aula interessante e motivadora.

Ensino Fundamental – Anos Finais

Financial Math World – EM Pastor Hans Müller

Divulgação

O trabalho conduziu os estudantes do 7° Ano do Ensino Fundamental a uma “viagem” por diferentes continentes com a finalidade de entender um pouco do mercado financeiro, suas moedas, possibilidades de investimentos e culturas. Antes de todos embarcarem nessa “viagem” nos colocamos no lugar de um trabalhador brasileiro ganhando um salário mínimo e meio por mês e aplicando uma porcentagem em renda fixa, compra de dólar e de um terreno. Após a viagem paga com recursos próprios e passaporte na mão, embarcamos para nossa “viagem” pelo mundo da matemática financeira.

Nosso primeiro destino foi qualquer país europeu sob a condição de não fazer parte da União Europeia, assim vivenciarmos diferentes moedas. Chegando em seu destino, o estudante precisou pesquisar a bandeira, cultura, moeda desse país, verificar o motivo pelo qual não faz parte da União Europeia, a temperatura e a cotação do dólar no dia do seu desembarque. O estudante calculou a conversão da moeda do país escolhido em relação ao dólar, pesquisou sobre a economia local e realizou uma pequena viagem à Itália para ter contato com a moeda utilizada pelos países que compõe a União Europeia, o Euro.

No continente Asiático, a China foi o país escolhido com a finalidade de entender melhor as criptomoedas. Protegidas por um sistema de dados criptografados, esse sistema permite realizar transações financeiras sem a necessidade dos bancos tradicionais. Para melhor compreensão desse sistema utilizamos o CPF do Brasil, ele possui o sistema de criptografia na combinação dos seus números possibilitando concretizar a aprendizagem sobre essa proteção de dados. Infelizmente, descobrimos que esse investimento é proibido no país, sob pena de detenção.

Como último destino antes de voltar ao Brasil, fomos aos Estados Unidos por meio de um programa de visto para trabalhar e estudar. Esse destino nos permitiu viver algo semelhante ao que vivíamos no Brasil, a única e mais importante diferença estava na moeda. Considerada uma moeda muito forte, a remuneração que recebíamos nos permitiu separar uma porcentagem para investimentos em dólar na bolsa de valores e ampliar o conhecimento sobre possíveis tipos de carteiras.

No retorno ao Brasil, foi possível ver o quanto nossa “viagem” foi proveitosa e rica em conhecimentos, pois, a partir dela obtivemos conhecimento sobre mercados financeiros e como eles funcionam sob o regimento e à cultura de cada destino visitado.

Leia também:
1. Defesa Civil de Joinville alerta para possibilidade de temporal nesta sexta-feira e sábado
2. Identificada mulher que morreu após se afogar em rio de Joinville
3. Japão retira embargo para importação de frango catarinense, afirma governador
4. Identificada mulher que morreu após se afogar em rio de Joinville
5. Avenida de Joinville será interditada neste fim de semana por conta de evento


Assista agora mesmo!

Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo