X
X

Buscar

Quatro empresas de Joinville estão entre as 150 mais inovadoras do país

Ranking do Valor Econômico foi divulgado nesta semana

Quatro empresas de Joinville estão entre as mais inovadoras do país, conforme ranking divulgado pelo Valor Econômico em parceria com a Strategy&, nesta terça-feira, 26, junto ao Anuário de Inovação Brasil 2022.

No ranking geral, estão entre as 150 mais inovadoras do Brasil as joinvilenses Whirlpool (13º), Ciser (55º), Nidec (88º) e Tupy (131°). A WEG, de Jaraguá do Sul, se destaca e aparece em quarto lugar.

No ano passado, a Whirlpool aparecia em 12º lugar. Já a Nidec subiu 52 posições. Em 2021 a empresa ocupava o 140º lugar no ranking geral.

A Ciser subiu 87 posições no ranking geral em relação a 2021, passando de 142ª para a 55ª posição em 2022.

“O reconhecimento enaltece o trabalho contínuo de todos os colaboradores da Ciser na busca da excelência e da qualidade em tudo que fazemos”, diz Aluísio Goulart, head de Inovação e Transformação Digital da Ciser.

A Ciser investe em inovação de processos e no lançamento de produtos com alta tecnologia. Um dos destaques é o Hub #Colmeia, um espaço colaborativo (físico e digital) que faz a conexão da Ciser com startups, universidades e corporações por meio de projetos que visam alavancar o modelo de negócio da organização.

A Tupy subiu 58 posições em relação a 2021 e passou a integrar o ranking das 150 empresas mais inovadoras do país neste ano.

“Com a ampliação dos nossos relacionamentos, por meio de estruturas como a Tupy Up e Tupy Tech, fortalecemos a cultura de inovação que a empresa pratica desde sua criação e contribuímos com a estratégia de curto, médio e longo prazo da Companhia”, conta Daniel Moraes, Head de Inovação e Transformação Digital da Tupy.

Ranking segmentado

Além disso, as empresas também se destacam no ranking segmentado. No setor de bens de capital, a Nidec aparece em terceiro lugar.

Com produção anual de mais de 20 milhões de compressores no Brasil, a Nidec Global Appliance conta com uma equipe de 250 engenheiros e 16 laboratórios com tecnologia de ponta em equipamentos e instalações. Um dos últimos lançamentos, que rendeu o reconhecimento no prêmio, foi o compressor do modelo VESH. Lançado em 2021, ele é voltado para refrigeradores domésticos.

“Este reconhecimento é resultado de uma cultura de inovação que inclui não apenas investimentos constantes no desenvolvimento de novos produtos, mas é também suportada por uma gestão que fomenta a melhoria contínua de processos e a colaboração de todos na busca por melhores resultados”, explica Guilherme Almeida, presidente adjunto da Nidec.

A Whirlpool está em primeiro lugar no ranking do setor de eletroeletrônica. No setor de materiais de construção, a Ciser está em terceiro lugar.

Confira o ranking por segmento:

Bens de capital

1º Embraer
2º WEG
3º Nidec Global Appliance
4º ThyssenKrupp
5º Siemens Energy

Eletroeletrônica

1º Whirlpool
2º Electrolux do Brasil
3º HP Brasil
4º Flex
5º Positivo Tecnologia SA

Materiais de construção

1º Saint-Gobain
2º Dexco
3º Ciser
4º Votorantim Cimentos
5º Lorenzetti S/A

Leia também:
Conheça trajetória do advogado com registro mais antigo na OAB em Joinville

Corpo encontrado com mãos amarradas na estrada Duas Mamas é identificado, em Joinville

Adolescente esfaqueia companheiro após discussão em Santa Catarina
“Você pode ser escravo novamente”: Justiça mantém condenação de homem por injúria racial em SC
CPI do Aborto será instalada na Alesc após as eleições