X
X

Buscar

Quem é joinvilense de 19 anos que vai representar o Brasil em mundial de fisiculturismo

Ícaro Lermen vai participar de competição em Las Vegas, em novembro

O joinvilense Ícaro Lermen, de 19 anos, foi selecionado para representar o Brasil no mundial de Fisiculturismo para Naturais, em Las Vegas, em novembro deste ano. O fisiculturismo é uma forma de atividade física e artística que vem crescendo em Joinville e no país, com novos adeptos dia após dia. Ícaro está no esporte há três anos.

Ícaro no Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo para Naturais, em abril de 2022. Crédito: Arquivo Pessoal.

Em abril, Ícaro conquistou sete títulos, sendo três deles na categoria “Over All”, que consiste no melhor de todas as idades. Ele representará o país nas categorias Classic Physique, Mens Physique e Sport Model.

Para Ícaro, representar Joinville no cenário é intenso, ao mesmo tempo que desafiador. “Representar a cidade que nasci e cresci é especial, me sinto muito honrado em representar Joinville em um esporte que vem crescendo cada vez mais”, relata o jovem. Para ele, o fisiculturismo é um esporte em ascensão e que merece mais atenção.

Ícaro começou na modalidade esportiva aos 17 anos quando passou a acompanhar o fisiculturismo por meio de pessoas da área durante a pandemia. “A cada ano vem crescendo mais. Apesar de muita gente ainda não conhecer, é um esporte que tem um futuro promissor”.

Nas redes sociais, o joinvilense acumula mais de 47 mil seguidores no Instagram e 103 mil no Tiktok. Ícaro cria conteúdos desde que começou a competir, em 2021. O conteúdo foca na vida como atleta natural de fisiculturismo e vegetariano. “Com 14 anos, por influência da minha família e por questões ideológicas, eu me tornei vegetariano. Então foi antes mesmo de ingressar na musculação”, conta.

Ele é ovolactovegetariano, uma ramificação do estilo alimentar que ainda consome derivados como leite, ovos e mel. Gradativamente, ele foi criando conhecimento para entender como substituir cada tipo de proteína animal.

“Assim quando iniciei no mundo do fisiculturismo, já sabia como conseguir o aporte proteico diário necessário para um atleta sendo vegetariano”, acrescenta. Ele relata que é preciso entender e ter acompanhamento para escolher cada tipo de alimento.

Na internet, ele procura desmistificar tabus sobre a alimentação vegetariana. “Em meus vídeos falo sobre minhas fontes de proteína, que vão do grão de bico, a ervilha, lentilha e feijões. Eu mostro que, em qualquer dieta, é preciso saber o que comer para conseguir repor suas vitaminas”, completa.

Início no esporte

O esporte e a arte sempre estiveram presentes na vida de Ícaro. Com cinco anos, ele iniciou no circo com as modalidades de tecido, trapézio e lira acrobática. Aos oito, iniciou no futebol e jogou por seis anos, entrando até mesmo no time do JEC.

Durante esse tempo fez também natação e teatro. Aos 14 anos, se lesionou e então voltou para o circo, que aos 11 anos havia parado, e retomou com os exercícios no pilates para a reabilitação do machucado.

@icarolermen Animals #vegeterianlifestyle #foryou #viral #trasformacao #gym #musculação #academia #atleta #fy #bodybuilding ♬ earned it – Sped up sounds

Foi nesse momento que ele iniciou na musculação. “Eu comecei unicamente para me ajudar na performance de calistenia. Entrei com esse propósito, mas acabei gostando tanto que o circo ficou para trás”, relata.

No entanto, ele nunca imaginou que na musculação encontraria uma nova paixão e objetivo de vida. “Sempre gostei de treinar e sinto que meu dia não é útil quando eu não treino, mas competir nunca tinha passado pela minha cabeça”, explica.

Foi aos 17 anos, que Ícaro viu na musculação e no fisiculturismo natural seus novos objetivos. O que é chamado de “natural” é a categoria do esporte que não utiliza de anabolizantes e esteroides para o crescimento dos músculos.

Até 2022, não existiam campeonatos para o fisiculturismo natural no Brasil, por isso Ítalo começou a competir contra harmonizados, pessoas que utilizam anabolizantes. Nesses campeonatos, ele conseguiu títulos nas categorias até 23 anos.

Ítalo relata que é motivador e legal ganhar de pessoas que utilizam de anabolizantes sendo da categoria natural. “Há uma desvantagem. É como se eles estivessem em uma Ferrari e eu em uma bicicleta. Ganhar ou estar entre os três melhores já mostra que estou no caminho certo”, conta. Para ele, é preciso manter uma disciplina e constância nos treinos sempre em seu melhor, para assim conseguir melhores resultados.

Cenário competitivo

O cenário competitivo para naturais no Brasil está no início. Em 2022, uma federação se estabeleceu no país, dando assim novos parâmetros para a modalidade, que deve conter antidoping, como nas Olimpíadas.

Quando Ícaro decidiu que entraria no cenário competitivo, a rotina mudou para uma preparação mais regrada e focada. “Nós entramos em uma fase de pré contest, que é o momento em que secamos”, explica.

Arquivo Pessoal

O processo é variado de pessoa a pessoa. Para o joinvilense, o tempo é de 10 semanas. Nessa fase, se diminui o aporte calórico, consumindo menos calorias do que é gasto no dia. Assim, é possível perder gordura enquanto se mantém a intensidade no treino.

“É também dessa forma que conseguimos manter a massa magra junto com o bom aporte proteico”, conta. Para Ícaro, é necessário manter uma boa saúde mental durante o processo e muita dedicação. Após a fase de secar, há outra fase: a finalização.

@icarolermen 19 anos, Vegetariano e Natural #musculação #academia #gym #viral #fy #foryou #bodybuilding #atleta #workout #fisiculturismo #força #fyp #viralworkout ♬ original sound – Jake Johnson

O assunto é mais delicado, já que os cortes são feitos até na ingestão de água e sódio, que são administrados para fazer a pele “colar” ao corpo. Isso, normalmente, acontece uma semana antes do dia da competição. “Eu sou muito tranquilo. Então, quando chega o dia, eu sei o que preciso fazer e o que preciso mostrar. São os detalhes finais”, relata o jovem.

Cursos e futuro

Ícaro é acadêmico de Educação Física e está no terceiro ano do curso. Para ele, estar nessa área é importante para que possa entender ainda mais do corpo e das atividades esportivas que tanto ama.

“Todos os cursos e coisas que fiz me ajudam. Já fiz powerlifting, que é o levantamento de peso. Curso de hipertrofia, nutrologia esportiva e outras coisas”, relata. Com o conhecimento que adquiriu, o joinvilense tem como objetivo lançar E-Books para ajudar as pessoas a evoluírem no cenário natural sendo vegetarianos.

Além disso, Ícaro pretende competir no terceiro maior campeonato de fisiculturismo do mundo, contra harmonizados, e também em um campeonato de naturais na região Sul. Em novembro, ele embarca para Las Vegas e representará o Brasil e Joinville no mundial da categoria.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube