+

Quem é joinvilense que joga na base do São Paulo e foi convocado pela Seleção Brasileira de Futebol

Henrique Carmo saiu de Joinville aos seis anos para atuar no tricolor paulista

Quem é joinvilense que joga na base do São Paulo e foi convocado pela Seleção Brasileira de Futebol

Henrique Carmo saiu de Joinville aos seis anos para atuar no tricolor paulista

Thiago Facchini

Dos dois aos cinco anos, Henrique Carmo já brincava de jogar futebol com o avô. Aos seis anos, saiu de Joinville para iniciar a trajetória em busca daquilo que se tornaria um sonho. O brilho da jovem promessa do futebol apareceu ainda nas escolinhas da cidade. Nesta idade, fez um teste no São Paulo, sediado no Caldeirão do Itaum, com cerca de 100 meninos.

Lá, despertou bons olhares dos olheiros do São Paulo e foi chamado para fazer um teste no tricolor paulista. Quem levou Henrique, que atua como meio-campista, para o CT do São Paulo em Cotia (SP) foi Leiva Duarte, ex-observador do time.

“Eu tinha seis anos e estava prestes a fazer sete, no fim do ano. Foi meu primeiro teste no São Paulo. Depois, continuei indo mais três ou quatro vezes, conhecendo e me enturmando cada vez mais. Como era o mais novo, jogava com os maiores”, relembra Henrique.

Como iniciou em um clube de grande porte do futebol brasileiro muito jovem, o joinvilense geralmente jogava com atletas mais velhos. Aos poucos, foi se adaptando e criando amizades. Atualmente com 15 anos, Henrique se instalou no tricolor paulista e sonha em ser jogador profissional pelo clube. Ele faz parte da equipe juvenil Made in Cotia, do São Paulo.

“É uma sensação maravilhosa vestir a camisa do São Paulo todos os dias, me dedicando, trabalhando e evoluindo ao máximo para poder ter conquistas dentro do clube. O São Paulo me abraçou desde pequeno e sempre me abriu portas”, diz.

Henrique (centro) comemorando um gol pelo tricolor. Foto: Arquivo pessoal

Aos poucos, Henrique foi conquistando os objetivos pessoais. Ele mira no futuro, com desejos de ser convocado para disputar competições com o time profissional do São Paulo. Entre os desejos, melhorar a vida da família e ajudar as pessoas que necessitam.

“Para esse ano, quero continuar com mais convocações e jogar no time de cima do clube. Quero também assinar meu contrato com o profissional, fechar um patrocínio com alguma marca e continuar evoluindo cada vez mais”, almeja.

Vestindo a “amarelinha”

Assim como Henrique, o sonho da maioria dos jogadores de futebol do país é vestir a camisa da Seleção Brasileira. O joinvilense, entretanto, já concretizou este sonho. O jovem atleta foi convocado para disputar o Torneio Uefa Desenvolvimento no País de Gales pelo Sub-17 da seleção.

“Sempre sonhei e busquei isso. Ser convocado pela primeira vez é maravilhoso. Só sentindo para saber como é. É uma gratidão que não cabe no peito. Saber que as pessoas estão orgulhosas de mim também é uma felicidade. Jogar pela Seleção Brasileira é algo surreal”, diz.

Henrique foi convocado no dia 18 de março. Ele conta que estava na sala de aula fazendo uma prova de geografia no momento em que recebeu a notícia. Os alunos das salas do lado, quando terminaram a prova, souberam da convocação do joinvilense e passaram pelos corredores gritando que ele havia sido convocado.

“Eu não estava acreditando. Acreditei mesmo só quando saí da sala. Eu não estava esperando, foi algo inexplicável. Quando saí, liguei para os meus pais. Meu pai estava chorando muito e minha mãe não acreditava. A ficha caiu depois de uma semana”, detalha.

A competição aconteceu entre os dias 9 e 16 de abril. Henrique jogou contra as seleções de País de Gales, o mandante; Espanha; e Turquia. Antes do início da competição, os meninos do Brasil Sub-17 se instalaram na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), o CT da Seleção Brasileira, para se prepararem para o torneio.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo