Quem é Margit Olsen, joinvilense que receberá Medalha Dona Francisca nesta segunda-feira

Homenagem faz parte da programação dos 173 anos do município

Quem é Margit Olsen, joinvilense que receberá Medalha Dona Francisca nesta segunda-feira

Homenagem faz parte da programação dos 173 anos do município

Margit Olsen será homenageada nesta segunda-feira, 18, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior honraria de Joinville. O evento, que acontecerá a partir das 19h na Sala Agrippina Vaganov da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na avenida José Vieira, 315, bairro América, integra a programação comemorativa dos 173 anos de Joinville.

Margit é uma das principais referências na área cultural de Joinville. Integrou a organização do 1º Festival de Dança de Joinville, passou por diferentes funções no evento e, até hoje, segue atuando como conselheira do Instituto Festival de Dança.

Trajetória

Na Casa da Cultura, Dona Margit, como é carinhosamente chamada, frequentou cursos de artes plásticas e trabalhou por 15 anos. Foi a primeira diretora e co-fundadora da Galeria de Arte Victor Kursancew, artista que foi seu professor. Por 12 anos, atuou como gestora na Fundação Cultural de Joinville.

Participou da criação da Galeria Histórica do 62° Batalhão de Infantaria e do Museu do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, e teve efetiva participação na criação do Comitê Cidades Irmãs da Prefeitura de Joinville, do qual permanece atuante.

Além disso, há 14 anos, integra a equipe de gestão da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, atuando na área de Relações Institucionais.

Aos 88 anos, segue dando sua colaboração para a área cultural, integrando a diretoria do Instituto Suíço de Joinville, o Conselho Municipal de Turismo, o Instituto Luiz Henrique Schwanke, o Comitê Gestor do Sistema Municipal de Museus e o Grupo Barro em Expressão, um dos mais representativos em Santa Catarina na arte em cerâmica e porcelana. Margit Olsen é mãe de Luiz Roberto, Paulo Roberto e Carlos Roberto e avó de Lauro.

A Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi criada em 1999, por meio da lei municipal 4.060, e é outorgada para pessoas ou entidades que engrandecem o nome da cidade em diversas áreas de atuação.

Leia os destaques da semana:
1. Concurso público em Joinville: veja cargos e salários
2. Starbucks encerra atividades em shopping de Joinville
3. Quando será pago o décimo terceiro dos aposentados? Saiba data divulgada pelo governo
4. Marca fundada em Joinville está entre as 50 mais valiosas do Brasil, diz ranking
5. Vereadores aprovam mudança em orçamento para criar 57 vagas de guardas municipais em Joinville

 


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo