X
X

Buscar

VÍDEO – Quinta edição do Pianístico de Joinville começa nesta quarta-feira

Quinta edição do evento promove concertos gratuitos de piano em teatros e espaços públicos da cidade

A quinta edição do Pianístico de Joinville começou na noite desta quarta-feira, 29. A data é marcada como o Dia Internacional do Piano. O evento promoverá 22 concertos, com 16 atrações e artistas de cinco nacionalidades. As apresentações gratuitas acontecem até este domingo, 2.

A primeira apresentação desta edição aconteceu no Teatro Juarez Machado. A brasileira Maíra Freitas, pianista de formação clássica e cantora, foi responsável pelo concerto. A artista vem de família “nobre” na música brasileira, seu pai é Martinho da Vila.

Confira trechos da estreia:

Durante o cerimonial de abertura, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), agradeceu a organização do evento por “empreender” na cultura. “Mais uma vez Joinville se destacando na cultura”, comentou Adriano.

Foto: Fred Romano/O Município Joinville

“A expectativa é a melhor possível porque o evento volta a ser 100% presencial”, disse o presidente da Comissão Organizadora e diretor Artístico, Carlos Branco.

Carlos Branco | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Programação

O destaque do festival são os concertos em espaços públicos. Um palco será montado na praça Dário Salles, em frente à praça da Brandeira, no Centro de Joinville. O local recebe apresentações nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31. Para Carlos Branco, as apresentações “na rua” facilitam o acesso das pessoas e o contato com o artista.

Nesta quinta-feira, o brasileiro Luiz Otávio e os holandeses do Mike Del Ferro Trio se apresentam na praça. Enquanto nesta sexta-feira, é a vez da apresentação dos brasileiros Mari Kerber & Daniel Grajew. Os concertos são abertos ao público e iniciam às 19h.

Para os concertos que ocorrem em espaços com lugares marcados é necessário reservar ingresso pelo site Enjoy Ticket. Estes concertos serão realizados no Teatro Juarez Machado, Sociedade Harmonia Lyra e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

“Fico três vezes feliz quando consigo relaxar e acompanhar o sucesso de alguém. Ainda mais que envolve o piano que é o instrumento onde comecei a minha carreira”, falou Pavel Kazarian, diretor-geral da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, um dos locais que receberá os concertos. Como pianista, Pavel já participou de uma edição do evento.

Pavel Kazarian (à dir.) | Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Outras propostas do Pianístico de Joinville

Outra proposta desta edição do Pianístico é a “Pianos pela Cidade”. Pianistas de Joinville e região estão em lojas, cafés e restaurantes executando peças eruditas e canções populares. A ação ocorre entre esta quarta-feira, 29, e sábado, 1º, em sete locais diferentes.

Além dos concertos, o Pianístico também oferece atividades paralelas aos espetáculos musicais. A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior receberá oficinas gratuitas relacionadas à prática musical. As aulas serão ministradas por pianistas brasileiros e estrangeiros participantes do evento. Os interessados devem se inscrever no site Enjoy Ticket.

O Pianístico de Joinville é promovido por meio de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura. Ele conta com o apoio cultural da Prefeitura de Joinville e faz parte do calendário de eventos anuais do município. A programação completa pode ser acessada em pianistico.com.br.

Leia também:
1. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
2. VÍDEO – Avião cai em arrozal de Massaranduba, no Norte de SC
3. Três corpos encontrados no Ulysses Guimarães, em Joinville, são identificados
4. Homem é alvejado no pescoço em tentativa de homicídio em Itapoá
5. Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e enxurradas em Joinville


– Assista agora:
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco