VÍDEO – Quinta edição do Pianístico de Joinville começa nesta quarta-feira
Quinta edição do evento promove concertos gratuitos de piano em teatros e espaços públicos da cidade
A quinta edição do Pianístico de Joinville começou na noite desta quarta-feira, 29. A data é marcada como o Dia Internacional do Piano. O evento promoverá 22 concertos, com 16 atrações e artistas de cinco nacionalidades. As apresentações gratuitas acontecem até este domingo, 2.
A primeira apresentação desta edição aconteceu no Teatro Juarez Machado. A brasileira Maíra Freitas, pianista de formação clássica e cantora, foi responsável pelo concerto. A artista vem de família “nobre” na música brasileira, seu pai é Martinho da Vila.
Confira trechos da estreia:
Durante o cerimonial de abertura, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), agradeceu a organização do evento por “empreender” na cultura. “Mais uma vez Joinville se destacando na cultura”, comentou Adriano.
“A expectativa é a melhor possível porque o evento volta a ser 100% presencial”, disse o presidente da Comissão Organizadora e diretor Artístico, Carlos Branco.
Programação
O destaque do festival são os concertos em espaços públicos. Um palco será montado na praça Dário Salles, em frente à praça da Brandeira, no Centro de Joinville. O local recebe apresentações nesta quinta e sexta-feira, 30 e 31. Para Carlos Branco, as apresentações “na rua” facilitam o acesso das pessoas e o contato com o artista.
Nesta quinta-feira, o brasileiro Luiz Otávio e os holandeses do Mike Del Ferro Trio se apresentam na praça. Enquanto nesta sexta-feira, é a vez da apresentação dos brasileiros Mari Kerber & Daniel Grajew. Os concertos são abertos ao público e iniciam às 19h.
Para os concertos que ocorrem em espaços com lugares marcados é necessário reservar ingresso pelo site Enjoy Ticket. Estes concertos serão realizados no Teatro Juarez Machado, Sociedade Harmonia Lyra e Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
“Fico três vezes feliz quando consigo relaxar e acompanhar o sucesso de alguém. Ainda mais que envolve o piano que é o instrumento onde comecei a minha carreira”, falou Pavel Kazarian, diretor-geral da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, um dos locais que receberá os concertos. Como pianista, Pavel já participou de uma edição do evento.
Outras propostas do Pianístico de Joinville
Outra proposta desta edição do Pianístico é a “Pianos pela Cidade”. Pianistas de Joinville e região estão em lojas, cafés e restaurantes executando peças eruditas e canções populares. A ação ocorre entre esta quarta-feira, 29, e sábado, 1º, em sete locais diferentes.
Além dos concertos, o Pianístico também oferece atividades paralelas aos espetáculos musicais. A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior receberá oficinas gratuitas relacionadas à prática musical. As aulas serão ministradas por pianistas brasileiros e estrangeiros participantes do evento. Os interessados devem se inscrever no site Enjoy Ticket.
O Pianístico de Joinville é promovido por meio de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura. Ele conta com o apoio cultural da Prefeitura de Joinville e faz parte do calendário de eventos anuais do município. A programação completa pode ser acessada em pianistico.com.br.
Leia também:
1. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
2. VÍDEO – Avião cai em arrozal de Massaranduba, no Norte de SC
3. Três corpos encontrados no Ulysses Guimarães, em Joinville, são identificados
4. Homem é alvejado no pescoço em tentativa de homicídio em Itapoá
5. Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e enxurradas em Joinville
– Assista agora:
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco