Radar para monitorar fenômenos climáticos deve ser instalado em Joinville; entenda projeto
Outros radares já foram instalados em Lontras, Chapecó e Araranguá
Outros radares já foram instalados em Lontras, Chapecó e Araranguá
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina abriu um edital para contratar uma empresa responsável pela instalação de um radar meteorológico banda X em Joinville. O equipamento visa rastrear tempestades à distância e fenômenos climáticos em geral.
O prazo para tomada de preços se encerrou nesta segunda-feira, 22, e, agora, o edital aguarda a abertura da habilitação.
A previsão é que o valor da obra seja de aproximadamente R$ 1,4 milhão. O prazo de execução do serviço é de três meses. A Defesa Civil afirma que o objetivo da instalação do radar é ampliar a rede de monitoramento do órgão no estado.
Outros três radares foram construídos em outras regiões de Santa Catarina. Joinville foi a cidade escolhida para contar com o equipamento no Norte do estado, com instalação no bairro Boehmerwald.
Lontras, no Vale do Itajaí, conta com radar banda S, com a mesma finalidade do radar que será instalado em Joinville. Já foi instalado também outro radar banda S em Chapecó, no Oeste, e um radar banda X em Araranguá, no Sul.
“Os equipamentos do radar devem ficar em um ambiente protegido, tanto de situações climáticas quanto da curiosidade da população. Este ambiente deve ser refrigerado, pois os equipamentos eletrônicos produzem calor”, afirma a Defesa Civil.
Outra possibilidade para instalação do radar no Norte do estado era também em Jaraguá do Sul, no morro das Antenas. Entretanto, a Defesa Civil catarinense encontrou problemas para construção no município.
A expectativa é que o radar seja levantado por meio de uma torre autoportante de 25 metros. Em Jaraguá do Sul, caso fosse construído na cidade, a projeção era de que a torre tivesse 35 metros. O radar contará com infraestrutura civil e elétrica, além da estrutura metálica por causa da torre.
“O fácil acesso à área em Joinville e a menor altura da torre representam redução dos custos e do tempo de construção. É econômico para administração pública. O terreno em Jaraguá do Sul apresenta muito risco de perda do radar durante a instalação e inúmeras dificuldades construtivas devido à topografia do terreno”, justifica o órgão.
A diferença entre os radares meteorológicos instalados em Lontras e Chapecó, que são de banda S, e os radares de Araranguá e o que será instalado em Joinville, de banda X, estão no comprimento de onda.
Quando se trata dos radares banda S, o comprimento de onda é curto. Eles são ideais para faixas médias de até 400 quilômetros. No caso dos radares banda X, são comprimentos de onda muito curtos, com alcance de cerca de 50 quilômetros, mas com resultados de precisão muito altos.
Leia também:
– Após tentar ajudar mulher, homem sofre ameaças do ex-marido dela em Jaraguá do Sul
– Confira a previsão do tempo para terça-feira em Joinville
– Maiara e Maraísa se apresentam na 24ª Festa do Pirão em Barra Velha; confira programação
– PM de Brusque registra 443 ocorrências de violência doméstica em 2021; confira dados
– Colisão entre três carros mobiliza Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau