Assédio eleitoral: órgãos públicos se unem para tentar coibir coação de funcionários nas eleições de 2022
Assédio eleitoral Os Ministérios Público do Trabalho em SC, Público do Estado e Público Federal em SC assinaram nota conjunta para informar a sociedade e coibir episódios de assédio eleitoral – coação de funcionários para votar em um determinado candidato – nas relações de trabalho. Até 17 horas de terça-feira o MPT-SC havia recebido 31 […]
Assédio eleitoral
Os Ministérios Público do Trabalho em SC, Público do Estado e Público Federal em SC assinaram nota conjunta para informar a sociedade e coibir episódios de assédio eleitoral – coação de funcionários para votar em um determinado candidato – nas relações de trabalho. Até 17 horas de terça-feira o MPT-SC havia recebido 31 denúncias relacionadas ao assédio eleitoral no Estado.
Arcebispo comportado
Desde que se tornou arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que é catarinense de Urubici, sempre fazia da homilia, no dia consagrando à santa, um palanque político de esquerda. Ontem ficou mais à margem, falando de “ódio” e “mentiras”, sem fazer referências diretas a quem se dirigia. Bem mais ameno que anos anteriores. Em 2021, no mesmo dia 12, cunhou a frase “Pátria amada não pode ser pátria armada”. Ao que Bolsonaro respondeu com outra, horas mais tarde, no mesmo santuário: “Antes, só bandido tinha arma”.
Bipolar
Parece se consolidar duas famas de Balneário Camboriú. A primeira, positiva, por ter o metro quadrado de construção mais caro do Brasil, sem contar a altura recorde de seus edifícios; a segunda, negativa, de estar se transformado na maior lavanderia do país, onde “investidores” miram o mercado imobiliário da cidade para dar legalidade a seu dinheiro de origens suspeitas.
Luto
Para gaudio do atual governo – Bolsonaro em especial – a Confederação Nacional da Indústria publicou relatório, terça-feira, projetando um crescimento de 3,1% para o PIB brasileiro este ano. Trocentos economistas que escrevem e falam na grande mídia nacional erraram feito, de forma vexatória: projetavam 0,5% no início do ano. Deveriam rasgar seus títulos acadêmicos.
Excesso
O Tribunal Superior Eleitoral vem cometendo excessos, muitos excessos, contra a imprensa. De rir a censura imposta ao jornal Gazeta do Povo, por exemplo, que foi obrigado a remover 31 postagens, uma delas noticiando o bloqueio da transmissão da CNN na Nicarágua, pelo ditador Daniel Ortega. Absurdo.
Lobby abortista
Relatora da CPI instalada na Assembleia Legislativa que vai apurar o caso da menina de 11 anos que teria sido vítima de estupro e engravidado de um menor de 13 anos, em Tijucas, a deputada Ana Campagnolo (PL), parece querer antecipar seu relatório quando acusa a existência de um “lobby abortista e feminista vazando informações sigilosas, utilizando a mídia para mentir, para causar comoção popular e cometer assassinato de um bebê.”
Recorde
Uma fixação está na cabeça do senador Jorginho Mello (PL) desde terça-feira, quando recepcionou Bolsonaro em Balneário Camboriú: prometeu a ele “fazer tudo que for possível” para SC ser “o Estado mais bolsonarista do Brasil”, dando-lhe mais de 80% dos votos dia 30. Em 2018 atingiu a marca de 76%.
Contorno
Faça-se justiça ao senador Esperidião Amin, que há anos acompanha e fiscaliza as obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Não raro faz os encaminhamentos necessários. Produziu até agora 30 relatórios. O último nesta semana. Se não fossem eles as obras estariam ainda mais atrasadas. Eram para ter sido entregues em 2012.
Surreal
Um projeto prestes a ser votado na Câmara dos Deputados parece surreal: propõe retirar a possibilidade de crime ambiental por poda ou corte de árvore em locais com risco de acidente caso o órgão ambiental responsável seja notificado e não atenda no prazo de 30 dias a solicitação do serviço. O bom senso dispensaria toda burocracia.
Direitos autorais
O Supremo Tribunal Federal invalidou lei estadual 17.724/2019, de SC, que previa isenção de pagamento de direitos autorais nas execuções de obras musicais em eventos sem fins lucrativos. O pedido foi ajuizado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), alegando que regras de cobrança de direitos autorais são competência privativa da União para legislar.
Móveis
Um batalhão de 650 pessoas está envolvido na montagem da 36ª Feistock, a maior feira de móveis e decoração do Brasil, de 10 a 13 de novembro, em São Bento do Sul. Terá mais de 80 expositores. O evento é muito conhecido pelo atrativo das negociações que os expositores fazem diretamente aos consumidores, em que valores praticados são, geralmente, equivalentes aos preços de fábrica.