Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Atritos bolsonaristas: vice-governadora não fala com deputadas apoiadoras do presidente

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Atritos bolsonaristas: vice-governadora não fala com deputadas apoiadoras do presidente

Raul Sartori

Racha bolsonarista
Bolsonaro continua tendo a preferência da maioria dos políticos e eleitores de SC, mas seu partido, o PL, está brigado. A vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), não anda se entendendo com as deputadas Ana Campagnolo e Caroline de Toni, estadual e federal, respectivamente. Nem se falam. As diferenças se acentuaram depois que Caroline negou-se a assinar nota de apoio a advogada Ana Blasi, que concorre à vaga de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre.

Solidariedade
Fez-se o registro, aqui, semana passada, de um ególatra festival de exibicionismo em Criciúma, de emergentes e novos ricos expondo durante seis horas seus carrões num espaço público, que se contrapõe a um outro, oposto, da grande maioria dos criciumenses: realizou-se, sábado, o Mercado Solidário, ação organizada por jovens idealistas da cidade para beneficiar 15 entidades filantrópicas. Foram arrecadados mais de 11.100 quilos de alimentos e materiais de limpeza e higiene. Pergunta que não quer calar: aquela turma lá de cima faria isso voluntariamente?

Preços loucos
O consumidor está ficando tonto com o que está vendo com os preços de alguns produtos de primeira necessidade, como o leite, que está, na maioria das cidades de SC, mais caro que a gasolina.

Composição
A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) quer ver o partido ao lado do governador Carlos Moisés (Republicanos) nas eleições deste ano: “Estou na defesa para estar com o governador, até porque é um governador municipalista. Eu, com os meus prefeitos, quero estar com ele”, declarou a congressista em entrevista à Rádio Tubá, de Tubarão, ontem.

ICMS justo 1
O Ministério Público de SC está tentando convencer o governador Carlos Moisés a propor uma lei para fazer com que a distribuição de ICMS premie os municípios que apresentem melhoras em seus índices educacionais, conforme previsto em emenda constitucional promulgada em 2020. Hoje a cota tirada do total da receita daquele tributo é de 25% para todos, e uma pequena parcela, o “ICMS Educacional”, levaria em conta os índices de qualidade educacional. É uma iniciativa pioneira no país e que deve ser valorizada. E é salutar ver o MP-SC como um ativo e engajado protagonista nos debates dos grandes temas da educação, como é o caso.

ICMS justo 2
Uma minuta de projeto já feita por um grupo de trabalho estabelece que, inicialmente, 10% do ICMS a ser repassado aos municípios – com aumento de 2% a cada biênio, até atingir 18% -seja distribuído com base no chamado “Índice de Qualidade Educacional de SC (IQESC), composto por indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos.

Caprichos
Neste país da piada pronta e com milhões desempregados, há leis com seus cruéis caprichos contra os que mais precisam. Uma delas proíbe o transporte de até dois botijões de gás de cozinha com 13 kg ou de galões com 20 litros de água mineral por motocicleta ou motoneta sem o auxílio de sidecar, o dispositivo de única roda acoplado ao lado da moto. Desde que instalados em dispositivos seguros, porque não e sem sidecar? Um projeto relatado pelo deputado federal Rodrigo Coelho (Pode-SC) propõe o fim de tal exigência.

DCE
Novo reitor, novo Diretório Central dos Estudantes (DCE) na UFSC? Talvez. Tem eleição amanhã e quinta-feira, de forma presencial. Pelo nome das quatro chapas não é possível identificar claramente se há algo além do mesmo de sempre. São elas: Para virar o jogo, Para mudar o DCE, É tudo pra ontem e Só a luta muda a vida.

Alienação eleitoral
A atual polarização política tem estressado tanto o eleitor que fez surgir a expressão “alienação eleitoral”, cunhada pelo analista político Antônio Lavareda. Os “alienados eleitorais” são aqueles 90%, conforme os levantamentos até agora, que prometem votar, mas que somando os votos nulos, brancos e abstenções em algumas pesquisas, chegam perto, empatam ou até superam os que realmente valem.

Os pombos
Noticia originária de SC que ganhou a mídia nacional nas últimas horas: cerca de 40 pombos foram encontrados mortos em uma área rural de Chapecó, sábado. Um homem de 36 anos, suspeito de abatê-los, foi levado à uma delegacia.

Impunidade
Graças a uma liminar do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, o ex-governador de Brasília, o corruptíssimo José Roberto Arruda (PL) teve seus direitos devolvidos e volta à política com força total. Andou dizendo que quer “ouvir a voz rouca das ruas”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo