Bolsonaro aposta em nome desconhecido para ser senador pelo PL em Santa Catarina
Desconhecido O ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, de família carioca radicada em Itajaí, é um ilustre desconhecido em Santa Catarina, inclusive da classe política. Mas é nele que Bolsonaro aposta, com firmeza ímpar, para ser senador por SC, ignorando nomes tradicionais e conhecidos em seu próprio partido (PL), como a vice-governadora Daniela Reinehr, […]
Desconhecido
O ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, de família carioca radicada em Itajaí, é um ilustre desconhecido em Santa Catarina, inclusive da classe política. Mas é nele que Bolsonaro aposta, com firmeza ímpar, para ser senador por SC, ignorando nomes tradicionais e conhecidos em seu próprio partido (PL), como a vice-governadora Daniela Reinehr, os deputados federais Coronel Armando e Daniel Freitas e o estadual Kennedy Nunes.
Recordista
Em sessão de julgamento no Tribunal Superior do Trabalho, na terça-feira, o ministro Alexandre Ramos fez uma homenagem ao brusquense Walter Orthmann, que completará 100 anos de idade no próximo dia 19. Lembrou aos colegas de TST que Walter passou a integrar o livro Guinness World Records como o recordista mundial na categoria de Mais Longa Carreira em uma Mesma Empresa. Em 2018, ele foi homenageado pelo TST com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
Lula x Bolsonaro
Em um recorte de novo levantamento da Quest sobre intenções de voto para presidente, consta que, entre catarinenses, gaúchos e paranaenses, a avaliação negativa de Bolsonaro recuou de 44% para 39% entre março e abril. Enquanto isso, Lula já parece estar escolhendo seus “ministros” e antecipando “medidas”, entre elas controlar a mídia.
Proteção da cidadania
O Congresso Nacional irá apreciar projeto de lei com texto proposto pela OAB, e subscrito pelo senador Jorginho Mello, para proteger a defesa dos cidadãos. O parlamentar, que também é advogado, recebeu anteontem a minuta de proposição sugerida pela bancada catarinense no Conselho Federal da OAB, liderada pelo vice-presidente nacional da instituição, Rafael Horn, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB Nacional. O PL propõe sanção disciplinar ao servidor público federal que violar as prerrogativas de advogados, com pena de suspensão de até 30 dias. Negar acesso a autos administrativos, judiciais e criminais, acesso a cliente recluso ou o atendimento de advogado por autoridade pública são exemplos de violações de prerrogativas comuns que, na prática, impedem a defesa plena dos cidadãos, violando também uma garantia constitucional.
Boa notícia
Diante de tanto notícia negativa para o bolso da população, uma positiva: a conta de luz em SC terá redução média de 21% com o fim da infame tarifa de escassez hídrica, que termina dia 16, data a partir da qual será aplicada a bandeira verde, que não sofre nenhum acréscimo.
Telessaúde
Debate no Senado, anteontem, envolveu o projeto de lei 4.223/2021 que regulamenta ações e serviços de telessaúde, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC). A proposta dá respaldo legal aos serviços de telessaúde no Brasil, não somente no SUS, mas também no âmbito da saúde suplementar. Todos os debatedores destacaram a importância do projeto. Serviço que, em SC, existe há quase 20 anos.
Como pode?
O que chama a atenção em decisão judicial para demolir tudo que foi construído (14 imóveis) em um condomínio residencial em Governador Celso Ramos, é que tudo está sob área de preservação permanente. O próprio condomínio foi implantado sem licenciamento ambiental. É ter certeza na impunidade. Às vezes dá certo.
Antecedentes
SC poderá ter mais uma lei inédita no enfrentamento da violência contra as mulheres. Está pronto para votação projeto para que se exija anualmente uma certidão de antecedentes criminais dos ocupantes de cargo em comissão na administração direta, autárquica e fundacional de SC.
Falha técnica
Por desatenção da assessoria jurídica da Assembleia Legislativa, quase foi a plenário projeto de lei que veda a pessoas que respondam judicialmente por crimes de natureza sexual a ocupação de cargos, empregos e funções públicas que atendam público. O deputado Vicente Caropreso descobriu já existir uma lei estadual de 2010 que regulamenta essa situação.
Sinceridade
O que a atriz catarinense Bruna Linzmeyer tem de talento e beleza, explorada ao máximo na novela “Pantanal”, se compara também à sua sinceridade. Numa entrevista para o jornal “Extra” disse que sua sexualidade (é lésbica), a faz conseguir mais trabalhos na televisão. “Hoje em dia as pessoas me chamam porque eu sou sapatão também”, afirmou.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube